BNDES define condições de financiamentos para vencedores do leilão de energia solar

15 de agosto de 2014
BNDES define condições de financiamentos para vencedores do leilão de energia solar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiu, na última terça-feira, 12 de agosto, as novas condições de financiamento para os vencedores do primeiro leilão de geração de energia elétrica por fonte solar do Brasil, que acontecerá no dia 31 outubro.

 

Para o banco, “a entrada da fonte solar na matriz energética brasileira também abre caminho para o desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores locais de equipamentos, e o BNDES quer aproveitar a oportunidade para desenvolver essa indústria". Por isso criou a Metodologia de Credenciamento e Apuração de Conteúdo Local de Módulos e Sistemas Fotovoltaicos.

 

De acordo com as regras de credenciamento, poderão ser financiados pelo BNDES projetos vencedores do leilão de sociedades com sede e administração no país, de controle nacional ou estrangeiro, e pessoas jurídicas de direito público, que incluam equipamentos produzidos no país e que estejam adequados à nova metodologia.

 

Essa metodologia exige nacionalização progressiva de componentes e processos específicos ao longo do período de implantação do plano. Os empreendimentos poderão ser apoiados de forma direta (operação feita diretamente com o BNDES) e indireta (operação em que os recursos do BNDES são repassados por meio de instituição financeira credenciada).

 

As linhas de financiamento utilizadas serão o BNDES Finem (linha tradicional de financiamento a investimentos, com custo financeiro de TJLP, atualmente em 5% ao ano) e o Fundo Clima (Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, que tem custo financeiro mais baixo, de 0,1% ao ano).

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado