ENERGIA SOLAR: O QUE É? COMO FUNCIONA?

15 de fevereiro de 2016
ENERGIA SOLAR: O QUE É? COMO FUNCIONA?
Ainda tem dúvidas sobre o que é a energia solar e como funciona? Vamos te explicar:   A Energia Solar Fotovoltaica é a energia elétrica gerada a partir da radiação solar. Em um primeiro momento foi utilizada apenas em locais remotos, sem acesso a rede elétrica (Off-grid), com auxilio de baterias. Atualmente, a maioria dos sistemas fotovoltaicos do mundo são conectados à rede (Grid Tie) e funcionam de forma integrada, trocando energia com a rede pública. Estes sistemas podem substituir as fontes já existentes e, quando produzem energia na própria unidade consumidora, são chamados de Geração Distribuída.   No Brasil, existem poucos sistemas instalados conectados à rede, mesmo havendo um grande potencial energético. A queda nos preços dos painéis e a resolução Nº 482, da ANEEL, que foi revisada em dezembro de 2015 e entrará em vigor a partir de março de deste ano (Veja as principais mudanças neste post) acelerou a procura e deve impulsionar ainda mais a adoção desta tecnologia.   A Energia Solar é uma fonte limpa que traz vantagens ao meio ambiente, ao consumidor que pode reduzir ou até zerar sua conta de luz e também para toda a rede de eletricidade, já que a geração e o consumo no mesmo ponto aumenta a eficiência e reduz a necessidade de infraestrutura para transmissão e distribuição de energia.   A vantagem da produção para auto-consumo é que o consumidor reduz o valor de sua conta de energia, que está carregada com até 50% de impostos e encargos. No Brasil, sistemas de até 100 kW são considerados micro-geração, o que faz com que a burocracia e exigências para conexão à rede elétrica sejam menores. Assim, as aplicações mais atrativas são para sistemas residenciais e comerciais com fornecimento de energia em baixa tensão.    
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado
Lenimar
11 de março de 2016
Boa Noite, Tenho pretensão de construir pequeno hotel,como faço para fazer projeto que possa dar suporte nos ar condicionado e chuveiro elétrico, no geral em todas as minhas necessidade. ATT:LENIMAR
Neosolar Energia
14 de março de 2016
Olá, Lenimar. Entre em contato conosco pelo 11 4328-5113 ou no e-mail [email protected] para que possamos lhe atender de forma mais personalizada.