Inaugurada a maior obra de energia solar residêncial do Brasil

23 de agosto de 2013
Inaugurada a maior obra de energia solar residêncial do Brasil

Desenvolvido pela Neosolar Energia e aprovado pela CPFL, é o primeiro projeto de microgeração de energia solar fotovoltaica para auto-consumo do Estado de São Paulo.

Foi inaugurado (21/08), o maior projeto do país para microgeração distribuída de energia solar com base na resolução normativa da ANEEL n°482/2012. A casa, localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, será a primeira do Estado e a maior do país seja em capacidade instalada (25,2 kWp) ou em produção de energia (3.300 kWh/mês) e ainda devolverá à rede o excedente não consumido.

 Projeto Energia Solar em Ribeirão Preto

O projeto, concebido pela Neosolar Energia, empresa paulista especializada em soluções para energia solar fotovoltaica foi aprovado pela CPFL Paulista, concessionária da região que pertence ao grupo CPFL Energia. O sistema especialmente projetado para o auto-consumo desta residência - que também abriga uma galeria de arte particular. A energia excedente será utilizada para compensar o consumo em outros imóveis do mesmo proprietário, visando reduzir os custos com as contas de luz.

 

A Resolução Normativa 482 da ANEEL, que entrou em vigor em dezembro de 2012, regulamenta que qualquer residência, comércio ou indústria poderá instalar um sistema de micro ou minigeração distribuída para o auto-consumo, e ainda poderá obter créditos em sua fatura, devolvendo à rede a energia excedente produzida.

 

A residência é a primeira do estado de São Paulo a usufruir desta regra, que é considerada “um marco importante para o desenvolvimento energético do país”, segundo afirma Pedro Pintão, engenheiro e sócio-diretor da Neosolar Energia. Também será uma referência para a CPFL Energia, que tomará este projeto como base para os próximos, que estão em andamento nas regiões sob sua administração.

 

“A CPFL trabalha para garantir segurança e qualidade no fornecimento de energia, com estes novos geradores que serão ligados à rede elétrica, a partir da popularização dos sistemas de geração. A microgeração tem potencial para beneficiar consumidores, com a economia na conta de luz, a sociedade, promovendo geração e energia limpa e as distribuidoras de energia, que passam a contar com mais energia no sistema, otimizando investimentos”, afirma Paulo Ricardo Bombassaro, Diretor de Engenharia da CPFL Energia.

 

Para suprir a demanda energética do local e de outras propriedades do mesmo dono, foram usadas 180 placas de 140Wp cada, totalizando 25,2 kWp, e seis inversores de 3,8 kW cada. O investimento total foi de R$ 220 mil, e a capacidade de produção será de cerca de 3.300 kWh por mês. Com isso, em até sete anos é possível ter o retorno do valor investido.

 

“O custo do projeto é proporcional ao perfil de consumo mensal, e este investimento tem um retorno interessante, considerando a queda expressiva no valor da conta de luz - que sozinha já pagará o sistema em sete anos - além da valorização do imóvel e a elevada vida útil do sistema”, informa Pedro.

Veja o vídeo da Instalação 

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado