O FIM DA ERA DOS VEÍCULOS COM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

12 de dezembro de 2016
O FIM DA ERA DOS VEÍCULOS COM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
    Assim como o mundo passou por uma transformação desde a era dos Dinossauros até o presente, chegou o momento de mais uma profunda transformação com substituição dos veículos com motores de combustão interna, por veículos 100% elétricos.   Um fator limitador para expansão da produção de Veículos Elétricos, estava atrelado a pouca autonomia alcançada pelas Baterias tradicionais de íon-lítio em cerca de 160 Km. Esta realidade teve um avanço com o modelo S da Tesla que alcançou 400 Km, e este cenário se modificou, com a descoberta do íon grafeno e sua aplicabilidade para o mercado automobilístico.   No caso do Grafeno, que faz parte das denominadas terras raras, o Brasil possui reserva de 3,5 bilhões de toneladas, e, também para se avaliar uma das infinitas utilidades deste material, foi desenvolvido pela Universidade de Córdoba, Espanha, uma bateria de Grafeno para carros elétricos com autonomia de 1.000 Km sendo que a BMW em parceria com a Toyota já produz o modelo I8 totalmente elétrico, a Toyota tem os modelos Mirai, CES 2014 e FCV. A Daimler Chrysler tem 60 carros e 30 ônibus híbridos elétricos e célula de combustível. A Volvo possui um trólebus totalmente elétrico. Existindo ainda pesquisas na GM, Nissan, Renault, Volkswagen, Mitsubishi e Huyndai Motor, totalizando aproximadamente 600 veículos alternativos elétricos e célula de hidrogênio.   Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Gwangju, Coréia do Sul, criaram baterias de carro, a base de grafeno, que apesar de mesma capacidade que as de íon lítio, possuíam diferencial de recarga em 16 segundos.   A Grabat Energy e Chint Group se uniram para produzir polímero de grafeno destinado a produção de baterias para veículos elétricos, com autonomia de 1000 Km e recarga em 8 minutos, a ser produzido em Yecla, Murcia, Espanha, com 20 linhas de montagem para fabricar 80 milhões de células.   Três dos maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, Nissan, Bmw, e Tesla se propuseram a criar possíveis padrões globais de carregadores para veículos elétricos, evitando assim os diferentes carregadores, plugues e padrões de energia diferentes de acordo com a marca e localização.   A empresa NeoSolar Energia em parceria com AZ Energy e Schneider Eletric inaugurou em seu Centro de Treinamento, no Bairro Paraíso, Rua Coronel Paulino Carlos 176, próximo Avenida 23 de Maio, São Paulo, um Eletroposto com carregador EVLINK para carro elétrico, carregador este alimentado por Gerador Solar Fotovoltaico, e qualquer pessoa pode abastecer seu carro elétrico ou híbrido, sem custo algum, durante o horário de funcionamento da empresa de segunda à sexta das 9 às 18 horas.   De acordo com DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito a frota de 2,2 mil unidades de carros elétricos no Brasil em 2013, passou para 4,7 mil unidades em 2015.    
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