3 de novembro de 2016
Confira parte da matéria de capa da Revista Potência sobre veículos elétricos em que a NeoSolar também foi destaque.
Híbrido ou puro, o fato é que os veículos elétricos têm chamado a atenção dos usuários, empresas e de governantes. De acordo com levantamento efetuado pela ABVE, cerca de 7 milhões de veículos elétricos e híbridos (entre leves e pesados) circulavam no mundo em 2013. Particularmente em relação aos carros elétricos, no início de 2015, segundo dados do Centro de pesquisas sobre Energia Solar e Hidrogênio da Alemanha, mais de 740 mil unidades estavam na estrada, em todo o mundo.
"Mas estes números devem mudar no futuro porque a Europa está aderindo ao veículo elétrico. Em 2015, pela primeira vez, o continente europeu bateu os Estados Unidos em vendas de veículos elétricos e híbridos", comenta Ricardo Guggisberg, lembrando que, hoje, os três maiores mercados são Estados Unidos, Japão e China.
E o ritmo de vendas desse tipo de veículo tende a acelerar ainda mais, principalmente em função da redução gradual de preços e aumento da autonomia das baterias. Alguns players estimam que, em 2020, a participação desses veículos nas vendas totais do mercado global seja da ordem de 10%. Em 2030, este montante poderá atingir 20%.
Esse avanço tem muito a ver com as vantagens oferecidas por estes veículos. Muitos especialistas afirmam que os veículos elétricos podem ser enquadrados entre as tecnologias típicas do século XXI, onde questões como consumo consciente, eficiência energética e sustentabilidade ganham cada vez mais força. Por isso sua evolução ocorre, simultaneamente, em diversos países.
"Veículos elétricos e híbridos fazem parte da agenda de 'sustentabilidade'. Nossa sociedade precisa gerar energia mais limpa e usá-la com mais eficiência. Os carros e motores a combustão têm baixa eficiência (menor que 40% dependendo do ciclo) e emitem muitos poluentes, enquanto os veículos elétricos e híbridos possuem uma eficiência maior e menor emissão de poluentes. Portanto, este tipo de veículo ajuda a reduzir os males causados pela poluição do ar", comenta Hélcio Makoto Morikossi, diretor de Vendas de Sistemas da WEG, lembrando que, hoje, nas grandes regiões metropolitanas do Brasil o uso de meios de transportes como trólebus e ônibus híbridos já tem contribuído para a redução da emissão de poluentes.
Aliás, nessa questão de emissão de poluentes as vantagens dos veículos elétricos são enormes. Em um veículo híbrido, por exemplo, o motor de combustão interna não funciona continuamente, como ocorre nos veículos convencionais, mas apenas quando ele é requerido. Com isso, ele consome, em média, 30% menos combustível. Na comparação com o diesel, ele emite 90% menos material particulado, 65% óxido de nitrogênio, 85% menos monóxido de carbono, 90% menos hidrocarbonetos e gera menor nível de ruído. Já o veículo elétrico puro é ainda mais 'limpo', pois não tem emissão local.
Outra grande vantagem dos veículos elétricos é que eles são econômicos. Estudo da CPFL Energia mostra que o valor do quilômetro rodado de um carro a combustão é, em média, de cerca de R$0,30. O elétrico é de R$0,10.
VEÍCULOS ELÉTRICOS: NÚMEROS CRESCEM EM TODO O MUNDO
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