× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Disjuntor ac ou dc para painel 250w

  • Diego Gava Squarsi
  • Avatar de Diego Gava Squarsi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #802 por Diego Gava Squarsi
Olá pessoal, estou com dificuldade em achar disjuntor dc para ligar no painel > inversor, posso utilizar esses disjuntor convencional ac? Um de 10a está bom por painel de 250w?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #803 por Raphael Pintao
Diego,
Se existem os disjuntores AC e DC, é razoável supor que devemos usar o DC neste caso.
No entanto, o próprio manual do CRESESB diz que podem ser utilizados os AC, ressaltando que eventualmente durariam menos.
Minha sugestão é utilizar AC apenas para tensões baixas, digamos abaixo de 70-80V. Isso porque os disjuntores DC são feitos para evitar arco voltaico e o risco de arco aumenta conforme aumenta a tensão. Na prática, para sistemas pequenos de off-grid, onde não utilize MPPT (que permitem tensões maiores), você vai ficar com banco em até 48V e painéis ~70V, neste caso acredito que não terá problemas.
Abs
Raphael
The following user(s) said Thank You: Diego Gava Squarsi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 6 meses atrás - 6 anos 6 meses atrás #2214 por PAULO
Caríssimo, Rafhael

E no caso do DPS... Posso utilizar um DPS CA em aplicação DC?
Última Edição: 6 anos 6 meses atrás por PAULO. Razão: Nome errado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 6 meses atrás #2216 por Bruno Palos
Paulo,

Como dito anteriormente, se existe a diferenciação entre CA e CC, é porque há um motivo técnico para isto.

Diversas pessoas que utilizam o DPS CA em aplicações CC, agrupando 3 dispositivos DPS CA e ligando-os em um esquema de Y, no entanto, os fabricantes destes dispositivos não emitiram nenhum ofício técnico afirmando que pode ser utilizado, então vejo que o CA não deve ser utilizado.

Os CCs são discutíveis, deve-se estar atento a tensão de trabalho do DPS, para ver se é compatível com a tensão do arranjo fotovoltaico, mas em principio apenas os DPS FV (especialmente feitos para FV) devem ser utilizados, pois as curvas de funcionamento são distintas e funcionam de acordo com os casos esperados, portanto devem ser respeitadas as especificações e recomendações dos fabricantes.

Espero ter ajudado

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 11 meses atrás #2338 por Lyette
Olá,
Tenho visto no mercado DPS com a especificação 600v e 1000v. Qual o modelo ideal para sistemas com baixa voltagem (máximo 60v)? Ninguém (ML e lojas de elétrica) sabe me responder com precisão pois não conhecem o assunto com a profundidade necessária. HELP não encontro resposta na internet!!!!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.154 segundos
Powered by Fórum Kunena