× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Quando a rede pública cai, o sistema fotovoltaico continua funcionando? Qual a segurança para funcionários da distribuidora?

  • Raphael Pintao
  • Avatar de Raphael Pintao Autor do Tópico
  • Offline
  • Administrador
  • Administrador
Mais
10 anos 7 meses atrás #127 por Raphael Pintao
Nosso cliente Ronaldo da CESP fez esta pergunta, bastante frequente e que gostaria de esclarecer para todos através do nosso fórum.

Quando a energia da rede pública é desligada, o sistema fotovoltaico conectado à rede se desliga automaticamente. É uma questão de segurança para eventuais interrupções propositais feitas para manutenção da rede por parte dos funcionários da distribuidora.

Uma conclusão adicional importante é que o sistema fotovoltaico grid-tie não funciona como backup.

Existem 3 dispositivos principais de segurança nesse sentido:

1: Desligamento automático do sistema quando da interrupção da energia da rede. Esta funcionalidade geralmente fica no próprio inversor, mas pode ser externa também. Com ela, o sistema só funciona se há rede ativa.
Na verdade, o próprio funcionamento do inversor depende da rede, visto que ele é um sincronizador e não havendo rede não há com que sincronizar. Sem rede o inversor não funciona.
Além disso, como o sistema está conectado à rede, o inversor sequer suportaria o funcionamento visto que estaria literalmente abastecendo à rede toda, o que não é possível.

2: Antiilhamento: Ainda com a funcionalidade acima, há um risco conhecido como ilhamento, quando a produção de energia e o consumo local de energia são próximos. Neste caso, o sistema poderia não detectar o desligamento da rede pública. É exigida então uma funcionalidade complementar chamada de antiilhamento, que reconhece esta situação garantindo o corte no fornecimento de energia. Assim como no primeiro caso, esta funcionalidade pode ser externa, mas em geral fica no próprio inversor.

3: DSV (Dispositivo Seccionador Visível). Além das funcionalidades acima, o sistema deve possuir uma DSV com acesso à concessionária (assim como para o relógio), onde o operador/equipe de manutenção pode interromper mecanicamente o fornecimento de energia pelo sistema.

Abraços,
The following user(s) said Thank You: Marcus Vinícius Koerich

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.120 segundos
Powered by Fórum Kunena