× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Dúvida para leigo :s

  • victor
  • Avatar de victor Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 meses atrás #488 por victor
Boa tarde,

Andei pesquisando bastante sobre o assunto e cheguei a muitas conclusões aqui mas ainda me restou algumas dúvidas.

1 - A potencia que é apresentada nas descrições do inversor são os máximo de energia que os painéis podem gerar e enviar para ele?

2 - O Inversor é ligado diretamente em uma tomada 110v?

3 - Posso ter mais de um inversor ligado em tomadas diferentes? Ou seja posso montar dois sistemas pequenos independentes e conecta-lo a minha rede?

4 - Vocês possuem algum manual de como montar o projeto e os procedimento para apresentar a AesEletropaulo para solicitação da troca do relógio?

5 - Qual o menor e mais barato circuito em grid que eu poderia montar para aprovar o meu projeto na AesEletropaulo? Com a intenção de ampliar num futuro?

Desde já agradeço a atenção
Abraços,
Victor

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 meses atrás #491 por Raphael Pintao
Victor, tudo bem?
vamos lá

1) não, é a saída máxima do inversor em CA. Na verdade, geralmente colocamos mais painéis do que o nominal do inversor, porque há diversas perdas, por temeperatura, cabeamento, etc e assim o inversor é melhor aproveitado. Este conceito se chama overpanelling e é bem comum e indicado pelos fabricantes dos inversores. É claro que isso tem um limite a partir do qual pode-se perder energia e reduzir o retorno, mas dentro desse limite, há ganhos sem nenhum risco ao inversor.

2) Não, é ligado logo após o padrão de entrada e relógio. Pode funcionar ligando em uma tomada, mas isso não é recomendado.

3) Pode ter mais de um inversor, todos ligados na mesma rede. Não pode ligar na tomada

4) Não. Damos cursos e treinamentos, mas não temos isto na forma de um manual. A Própria Eletropaulo publica as normas técnicas, que são uma espécie de manual. De toda forma, tem que ser feito por alguém habilitado, inclusive com projeto e ART perante o CREA, para enviar a distribuidora.

5) 1 painel com 1 microinversor. De toda forma, geralmente o custo de projeto e regularização fazem com que seja interessante fazer um sistema com pelo menos uns 6 ou 7 painéis, pra diluir um pouco este "custo fixo" do projeto já que boa parte deste trabalho existe mesmo para 1 painel

5b) Se ampliar no futuro, vc deve novamente submeter o projeto à eletropaulo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.067 segundos
Powered by Fórum Kunena