× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Potência limite para o inversor

  • Sergio Franco de Sá
  • Avatar de Sergio Franco de Sá Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 4 meses atrás #874 por Sergio Franco de Sá
Bom Dia,

Estou iniciando na área e surgiu uma dúvida.
Tenho um cálculo de necessidade de 4,85 kWp e escolhi o sistema de 18 placas de 255wp da canadian como oferecido no site que atende a 4,59 kWp, mas o cliente pediu para colocar mais duas, com isso o cálculo para o inversor ficou em 4080 W, mas ele não quer passar para o inversor de 5000 W da frônius por ser mais caro.
A pergunta é, o sistema com 20 placas de 255wp vai poder ser interligado ao inversor de 4000 w sem grandes prejuízos ?

Obrigado pela atenção.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 3 meses atrás #880 por Deny
Olá Sergio,

Hoje esse tipo de recurso colocar mais placas que o nominal é normal e recomendado por alguns fabricantes e é chamado de over-paneling, pois sempre há perdas em uma instalação , por cabo, conexão sombreamento e temperatura esse "over" é para compensar essas perdas , mas atenção nesse conceito deve se observar o limite de tensão e corrente do arranjo que não deve ser ultrapassado, pois pode avariar o equipamento.

Como você não mencionou o modelo da Fronius que está usando, caso seja o Fronius IG 4000 o limite de trabalho dele é de 5000w, respeitando os valores nominais de tensão e corrente que fiz menção.


Abs.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 9 meses atrás #2988 por Ramiro Prado
Olá!

Lendo sobre suas orientações, fiquei com algumas dúvidas.

Um cliente Grupo B, com transformador de 112,5kVA, com média de consumo de 12.818kWh. Recomendaria um Sistema de 112kWp com um inversor de 75kW ? Se sim, como fica o Over?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.100 segundos
Powered by Fórum Kunena