× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Duvidas sistema grid tie

  • Nielsen
  • Avatar de Nielsen Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 3 meses atrás #877 por Nielsen
Amigos, meu patrão tem um sistema grid tie na casa dele com um inversor PHB de 2000w e 6 painéis de 260w.
Pois bem ele tem sobrando um inversor grid tie de 1000w importado e 2 painéis de 150w, que ele vai me ceder.
Estou pretendendo fazer uma experiência lá em casa e reduzir o consumo, pelo que li esses dois painéis vão gerar ~ 45kw/mês, se for nessa casa mesmo pretendo investir em mais 2 futuramente.

Tenho as seguintes duvidas:

Moro em MG zona da mata, tenho a opção de colocar os painéis apontados para o norte, mais isso me faria gastar uns 15 ou no max 20 metros metros de cabo até o inversor, gostaria de saber os prós e contra disso.

A inclinação dos mesmos afeta em muito o rendimento, como posso medir a inclinação ? Vou colocar em telhado de telha plan mineira.

Meu consumo hoje é na casa de 130kw e meu medidor é analógico com disco, terei algum problema coma concessionária ?

E uma duvida que me não sai da minha cabeça, como os aparelhos elétricos da casa, sabem que devem consumir energia do sistema grid tie ao invés da concessionária ?

Agradeço a ajuda de todos e um Feliz Natal.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 3 meses atrás #881 por Deny
Olá Nielsen


1 Moro em MG zona da mata, tenho a opção de colocar os painéis apontados para o norte, mais isso me faria gastar uns 15 ou no max 20 metros metros de cabo até o inversor, gostaria de saber os prós e contra disso.

R: Sempre devemos colocar a orientação dos painéis para o NORTE , para que tenha maior incidência de irradiação, nada impede que possa ser outra orientação, descartando a SUL e as adjacentes, a desvantagem do cabeamento muito longo a perda na geração será maior, nesse caso opte por cabo solares.

2 - A inclinação dos mesmos afeta em muito o rendimento, como posso medir a inclinação ? Vou colocar em telhado de telha plan mineira.

R - a inclinação afeta a geração, pois o melhor caso é a irradiação solar e painel estar em 90 graus, use um inclinometro digital


3- Meu consumo hoje é na casa de 130kw e meu medidor é analógico com disco, terei algum problema coma concessionária ?

R- Após instalação na geração caso o consumo seja menor o relógio virará ao contrário, vc deverá entregar um projeto para liberação de uso, pois ligar sem autorização pode ocorrer desligamento da rede

E uma duvida que me não sai da minha cabeça, como os aparelhos elétricos da casa, sabem que devem consumir energia do sistema grid tie ao invés da concessionária ?

R - Esse processo é automático a eletricidade vai para o caminho mais curto, se tiver demanda será consumido, se sobrar vai passar pelo medidor


Abs.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.138 segundos
Powered by Fórum Kunena