Dimensionamento de sistema off-grid em uma fazenda

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #622 por Glaucio Batista
Ok tem razão, é um tanto difícil sua aquisição e seu custo costuma ser um pouco elevado.
Não gosto da ideia de fazer menção a produtos e lojas que não as conheço como confiáveis.
No entanto, fiz um ensaio em um 48V com ar condicionado 9,000 BTUs, acaso se interesse pode me avisar que lhe passo os resultados.

Boas compras ;)

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #623 por Rodrigo Costa
Glaucio estou interessado sim.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #625 por Glaucio Batista
Ok, aí vai!
Fiz o ensaio de rendimento com ar 9000 BTU’s em 220V (tensão local)
O ar em questão consome 808 w aquando em operação em regime constante. Nestas condições o inversor de 3000w 48/220V teve um rendimento de 91,8%, é pouco em relação aos conectados a rede, mas é até satisfatório para um modelo 3000W com esse tipo de carga
Tensão de entrada 47,62V
Corrente 18,48A
Saída 225,1V

Acaso fosse um modelo 24V poderia considerar aproximadamente 40 Amperes de consumo para a carga em questão :woohoo: .

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • André Luiz Rodrigues Moreira
  • Avatar de André Luiz Rodrigues Moreira
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #630 por André Luiz Rodrigues Moreira
Estou em dúvida para uso em OFF GRID de paineis de 60 celulas devido a diferença de corrente gerada em um dia com media de 5 horas de sol ( em torno de 48 A em 30 Volts) e o painel de 140Wp (38 A em 18 Volts), dados de fabricantes, meu pensamento e o que gera a minha dúvida é o seguinte: em sistema OFF GRID eu preciso da corrente armazenada em baterias ( 12 V ou 24 Volts) e sempre será fornecido a corrente de geração e o que eu terei disponível, armazenado nas baterias para uso, portanto sempre utilizarei Ampers/hora e se a minha tensão for 12 Volts , por exemplo terei em potencia a carga armazenada x a tensão do meu sistema que sera o resultado em Watts. Já no sistema isolado ON GRID eu preciso de potencia para injetar na rede da concessionaria, então seria melhor eu utilizar um painel de 60 celulas ou 250 Wp.
Gostaria de saber se este meu raciocínio tem algum fundamento ou posso utilizar em meu sitema OFF GRID paineis de 60 Células e terei mais energia armazenada no banco de baterias para uso à noite ou quando precisar. Obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #631 por Glaucio Batista
48A x 30V e 30A x 18V, imagino estar se referindo após o controlador, correto? Se assim for, seria carga em 24 e 12V; caso não for assim praticamente 50A nos condutores seria :whistle:

Painéis maiores são mais indicados para o uso em Grid-Tie, dê preferencia a no mínimo 48Vcc (com inversores) para maior eficiência energética. :)

De qualquer modo, como envolve cálculos bastante importantes sugiro entrar em contato com neosolar.com.br/orcamento/off-grid/form/6-off-grid que receberá toda atenção concernente ao seu projeto. ;)

Felicidades...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #632 por Rodrigo Costa
Glaucio,

Consegui o inversor de 48V. Bem caro, por sinal srsrs. A questão é que pela quantidade de módulos e espaço será mais viável utilizar no sistema que estou dimensionando módulos de 60 cel com mppt etc. Tenho uma dúvida, vi nas especificações de um controlador mppt que para uma tensão de 48 V a potência do arranjo tem que ser no máximo 2600W. E se no meu arranjo essa potência "extrapolar", ele perde a eficiência?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.158 segundos
Powered by Fórum Kunena