Como selecionar o inversor em uma casa com rede bifásica 220V?

  • Renato Camargo
  • Avatar de Renato Camargo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 semanas atrás #520 por Renato Camargo
Colegas

Tenho que dimensionar um sistema grid-tie em uma casa que possui rede bifásica (2F + N) de 127/220V.

Qual inversor instalar?

Posso instalar um inversor monofásico e ligá-lo em apenas uma fase da instalação ou preciso comprar dois inversores e ligá-los conjugados, um em cada fase?

Grato

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 semanas atrás #523 por Raphael Pintao
Renato, tdo bem?

Depende do tamanho do sistema. Até 10kW de potência instalada, você pode fazer mono, bi ou trifásico.
Acima de 10kW tem que ser trifásico (com algumas exceções de distribuidoras que tem um limite mais alto).

Abaixo de 10kw, se tiver um inversor mono de 127, vai ligar fase com fase e neutro com neutro.

Porém a maioria dos inversores é mono 220.
Neste caso vc vai ligar fase com fase e o neutro do inversor na outra fase.
PORÉM/IMPORTANTE!!
isso não vai funcionar em qualquer inversor. A regra básica é: se tem transformador, ok. Se não tem, vai dar problema e não pode ser feito.
Atualmente já existem inversores sem transformador que permitem ligação fase-fase, as vezes exigindo reparametrização no software. Você precisa confirmar isso com o fabricante ou com que lhe fornecer o inversor. Posso adiantar que com os SMA atuais e com os Fronius, cv não vai ter problemas.

abs
The following user(s) said Thank You: Renato Camargo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Renato Camargo
  • Avatar de Renato Camargo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 semanas atrás #528 por Renato Camargo
Olá Raphael

Só pra confirmar se eu entendi.

Se eu tiver então uma rede elétrica bifásica 220V (2F + N) e eu utilizar um inversor grid-tie monofásico 220V que POSSUI transformador eu ligo a FASE do inversor em uma FASE do barramento e o NEUTRO do inversor na outra FASE do barramento do quadro elétrico?

E o neutro do quadro elétrico não é ligado em lugar nenhum?

Esta correto?

Muito obrigado pela ajuda!

Att

Renato

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 semanas atrás #530 por Raphael Pintao
220 fase-fase, certo?

NEste caso, é isso mesmo que falou. O neutro não é ligado e o sistema "flutua". Por isso tem que ter reprogramação do software, para ele referenciar uma fase na outra, no caso do inversor sem transformador.
No caso do transformador, ele reconhece apenas a diferença de pontencial (tensão) entre as fases.

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
7 anos 4 meses atrás #1210 por Renato Eggert
RAPHAEL ja faz algum tempo que foi postado mais no meu caso estou com problema.
Tudo que o inversor gera está sendo registrado pelo relógio da Copel,
Ex. Marca no inversor gerado 10k e no relógio no cod 103 registra os 10kw gerado.
Tenho um inversor Fronius 2.0-1 220v, minha rede é 2f+N, foi ligado as 2 fases dando os 220v e deixado o neutro de fora.
Nos comentarios vc fala de uma reprogramação de software, o que seria essa reprogramação?
Tenho que resolve isso pois o estado do Paraná cobra 29% de icms em cima do que registra no relógio.
Só a titúlo de informação as fases estão balanceadas e meu consumo é entorno de 5kw durante o dia e 4 a 5 noturno.

Agradeço a atenção

Renato

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.323 segundos
Powered by Fórum Kunena