Geração em uma só fase

  • Cristiano Jeferson
  • Avatar de Cristiano Jeferson Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 11 meses atrás #548 por Cristiano Jeferson
Imagine a seguinte situação: Possuo uma instalação trifásica, uma das fase só possuo ar condicionados que são ligados somente a noite. A minha dúvida é, vale mais a pena eu instalar a produção fotovoltaica em uma fase que não possue consumo durante o dia (pasará tudo para a concessionária) e ter esse crédito disponível a noite, quando o kWh é mais caro? Ou é melhor ter uma ligação em uma fase que irá consumir a produção durante o dia?

Cristiano Jeferson
São Luís - MA
The following user(s) said Thank You: Diego Gava Squarsi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #568 por Rafael Augusto
Bom dia,

Estou estudando o sistema a pouco tempo, mas referente a compensação de energia, sua tarifa é horo-sazonal ? se for tarifa comum, não será relevante o momento da geração e o momento do consumo, a tarifa não difere devido a horário, apenas para clientes horo-sazonal.
Já referente a que fase utilizar, acredito que o melhor dimensionamento seja em cima da fase mais carregada.

Espero ter ajudado, se estiver errado alguém me corrija.

Abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #569 por Raphael Pintao
Cristiano e Rafael,

É indiferente pois o relógio mede a soma das fases e não cada fase individualmente.

Em termos técnicos, seria melhor aliviar a fase mas sobrecarregada da rede, mas como o tamanho do sistema fica limitado à demanda estimada para o local, certamente os cabos irão suportar a saida integral da energia para a rede, se instalar em uma fase sem cargas.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #740 por Ênio Carvalho
Se você estiver em um estado que faz essa estupidez de cobrar ICMS sobre o q é injetado na rede (maioria dos estados ainda, infelizmente), recomendo vc injetar na fase em que está a maioria das cargas que fazem consumo durante o dia. Assim vc irá injetar menos e, consequentemente, pagar menos ICMS.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.111 segundos
Powered by Fórum Kunena