Dimensionar sistema grupo A4

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #806 por Rodrigo Costa
Olá pessoal,

Aqui estou com outra dúvida :D. Se eu for dimensionar um sfcr para grupo A4 (horária - verde), eu devo considerar o consumo fora de ponta, na ponta ou a totalidade? Estou meio perdido quanto a isso...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #807 por Raphael Pintao
considere apenas fora de ponta que é onde ocorrerá a produção de energia solar.
Não afetará consumo na ponta nem a demanda contratada (pois precisará manter a mesma infra para pico de demanda)

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #811 por Rodrigo Costa
Entendi.

Obrigado pela resposta, Raphael.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 4 meses atrás #2246 por André Fernandes
Boa tarde Raphael.

Mas no caso de considerarmos apenas o consumo fora de ponta, o sistema dimensionado nunca estará produzindo excedentes que podem, por ventura, gerar créditos correto?

Para dimensionamento de um sistema nessas condições com o intuito de diminuir ao máximo o consumo da concessionário não poderíamos considerar a totalidade do consumo?

Não tenho muita familiaridade com sistemas desse porte, de forma que não sei se esta é a leitura que deve ser feita.

Obrigado!

Att,

André Fernandes

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 4 meses atrás #2252 por Bruno Palos
André

É possível sim zerar o consumo tanto no fora ponta, como na ponta, porém a relação de geração de energia e abatimento na conta pode não ser 1 para 1.

Segundo o Caderno Temático de Micro e Minigeração Distribuída disponibilizado pela Aneel, "para as unidades consumidoras que dispõem de tarifa horária, a energia injetada deve ser utilizada, prioritariamente, para abater o consumo mensal no mesmo período (ponta ou fora ponta). Caso haja sobra, esse saldo será utilizado para reduzir o consumo no outro posto tarifário, após a aplicação de um fator de ajuste."

Em outras palavras, o excedente de energia injetada na rede no período fora de ponta passa por um fator de ajuste para abater o consumo do período de ponta.

Este fator de ajuste é o resultado da divisão da tarifa fora de ponta pela tarifa de ponta, quando o excedente no posto fora de ponta.

Lembre-se também que mesmo zerando todo o consumo, ainda deverá pagar pela demanda contratada, que permanece inalterada.

Espero ter ajudado.
Abs
The following user(s) said Thank You: André Fernandes

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 4 meses atrás #2256 por André Fernandes
Boa tarde Bruno,

Obrigado pelo retorno!

Ainda em relação a dimensionamento de Sistema FV para grupo A4, as diferentes cargas que podem ser alimentadas pelo Sistema FV impactam em adequações específicas do mesmo?

Por exemplo se este sistema for previsto para alimentação de maquinários de fábricas com potências altas (motor 300CV) e mesmo motores menores (30CV) mas com partida direta, exige-se modificações específicas no sistema ou pode-se considerar para o dimensionamento apenas o consumo como um todo (considerando casos de microgeração e minigeração)?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.160 segundos
Powered by Fórum Kunena