Entradas MPPT múltiplas

  • Lucas Lessio
  • Avatar de Lucas Lessio Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 5 meses atrás - 8 anos 5 meses atrás #829 por Lucas Lessio
Equipe NeoSolar e participantes do fórum,

Antes de iniciar meu tópico, gostaria de agradecer pela oportunidade e pelo espaço disponibilizado para a discussão de temas relacionados à energia fotovoltaica. Descobri o fórum há pouco tempo e venho encontrando informações de bastante valia para agregar em meus conhecimentos!

Minha dúvida é a respeito de inversores que possuem mais de uma entrada MPPT, como por exemplo os modelos Fronius Primo.

Qual a implicação de se usar dois sets idênticos (duas strings com a mesma quantidade de panéis, na mesma orientação/inclinação e sob as mesmas condições de irradiação, por exemplo) em cada uma destas entradas?
Li muito a respeito do uso de MPPT múltiplos para casos em que se deseja utilizar arranjos com diferentes orientações, com quantidades díspares de painéis ou com problemas de sombreamento. Porém, nada li a respeito da separação de dois arranjos idênticos em duas entradas diferentes.

Minha intuição (e apenas isso, pois nunca estudei a questão a fundo) me leva a pensar que o controle MPPT individual para dois arranjos de configurações idênticas pode levar a melhores resultados de produção de energia. Exemplo: no caso de problemas em um dos painéis de um destes arranjos, a produção de energia no outro arranjo, cuja saída é controlada independentemente, não seria prejudicada.

Este pensamento esta correto ou há algum fator que não estou levando em consideração?

Existe alguma contra-indicação para realizar este tipo de ligação?

Para o caso de duas strings idênticas, vocês recomendariam utilizar uma única entrada MPPT, realizando a ligação das strings em paralelo, ou ligar cada uma destas em uma entrada MPPT diferente?

Agradeço desde já pela resposta!

Um abraço!
Última Edição: 8 anos 5 meses atrás por Lucas Lessio.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 4 meses atrás #853 por Deny
O seu pensamento está correto cada MPPT cuidará das strings ligados a ele, em relação a ligação em paralelo, todo inversor de mercado indica a quantidade de strings em paralelo é permitida por ligação ao MPPT isso devido a corrente total do conjunto.

Lembre sempre de respeitar o limite de potência de entrada de cada MPPT

Abs.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.132 segundos
Powered by Fórum Kunena