Inversor Off-Grid Ligado 24 Horas

  • Diego Gava Squarsi
  • Avatar de Diego Gava Squarsi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #774 por Diego Gava Squarsi
Olá Pessoal, tenho a seguinte estrutura, 01 Painel 250W, 01 Controlador MPPT 20A, 03 Bat Est. FT700 45AH em paralelo 135AH, 01 Inversor Off-Grid 12/110 - 1000W, no momento estou usando o inversor para iluminação noturna, poucas lampadas, até aqui ok, com o inversor ligado a noite toda com as lampadas, eu vejo que no dia seguinte tenho um sol a partir das 8:00, quando é 10:00 ~ 10:30 vejo que o controlador indica que as baterias estão carregadas( ja esta em flutuação ) a duvida é, estou querendo deixar o inversor ligado o dia todos para ligar outros equipamentos Ex: computador, TV, Telefone sem fio, carregadores de celular e alguma lampada que precise ligar durante o dia, porque das 10:00 as 16:00 não estava usando energia do painel, já comprei esse painel de 250w pensando num sistema Grid-Ti futuramente, mas vou comprando aos pouco pois não é barato, quanto isso gostaria de aproveitar o máximo que tenho.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #775 por Deny
Olá Diego, pelo que vejo você possui um painel que pode gerar até 1250W/d teoricamente.

tirando as perdas do painel e controlador de carga, possivelmente o que será injetado nas baterias será em torno de 80 - 85% desse valor, isso porque você está usando um controlador MPPT.

Como você tem disponível 135Ah - 12v = 1620W, você gastaria um 1 dia 1/2 para carregar as baterias.

Você deve ter em mente que para o aproveitamento máximo, deve ser considerado o que consumirá 1620w/h, esses em descarga total da bateria, como o recomendado é ter descarga máxima de 80% melhor 50%, o que sobrar disso, considerar o cálculo por hora dos equipamentos e iluminação usados concomitantemente no banco de bateria.

Considere a perda de 20% da saída das baterias e transformação dessa corrente CC para CA através do inversor , caso esse tenha uma PF de 90%.

Espero que tenha ajudado

Deny
The following user(s) said Thank You: Diego Gava Squarsi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Diego Gava Squarsi
  • Avatar de Diego Gava Squarsi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 6 meses atrás #780 por Diego Gava Squarsi
Ola Deny, obrigado pela ajuda, eu fiz um teste no dia de hoje 28/08/15 usei o inversor ligado até 17:00 e tive o seguinte resultado, até uns 300w ~ 350W meu controlador não indicava carregando da bateria, indicava flutuação estava medindo 13,8V , quando eu colocava mais de 400W no inversor, o controlador indicava carregando caia para 13,2v , eu baixava a carga para 300~350W em alguns minutos já voltava indicar flutuação, isso indicaria que, até os 300~350W estava usando energia gerado somente pelos painéis ( o que o controlador conseguia produzir, sem usar as baterias ) e acima dos 400W ( consumo é maior ) estaria usando a bateria por o painel não dar conta.

Seria isso mesmo ?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 6 meses atrás #782 por Deny
Olá Diego, boa observação, quando está usando o sistema e o controlador indica flutuação significa que a energia gerada está sendo consumida e o remanescente está sendo injetada mantendo a bateria em flutuação que é uma corrente de manutenção, quando você aumenta o consumo o inversor consumirá o que falta das bateria, consoante você fez menção.

Esse efeito acontece similarmente com os sistemas conectados à rede, quando os painéis geram energia suficiente, ela é consumida na hora, caso a geração do painéis seja menor que o consumo o remanescente ele puxará da rede da concessionária, no caso contrário a energia excedente ele injeta na rede da concessionária, o que te dá o direito de consumir posteriormente.


Abs.

Deny
The following user(s) said Thank You: Diego Gava Squarsi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos
Powered by Fórum Kunena