Instalação Trifásica e Inversor Mono

  • Salatiel Lobato
  • Avatar de Salatiel Lobato Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #676 por Salatiel Lobato
Bom dia,

Na minha residencia sou alimentado por uma rede 220V trifásica. Porém, pela potencia que pretendo instalar (fotovoltaico) acho mais conveniente utilizar um inversor monofásico (<1kWp). Existe algum problema com isso? Pretendo fazer uma ligação não clandestina para entrar no sistema de compensação da Aneel.

Um outro ponto,

Minha residência localiza-se em uma cobertura de um pequeno edifício. Existe algum procedimento diferente neste caso?

Atenciosamente,

Salatiel Lobato

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 9 meses atrás - 8 anos 9 meses atrás #692 por Deny
Bom dia Salatiel!

A conveniência de uso do inversor não está só relacionada com sua entrada, se está é monofásica, bifásico ou trifásica, e sim quanto você gostaria de gerar ou reduzir a sua conta no final do mês. ( claro que potências acima de 100A, deve ser trifásica, para entrada e se não me engano para compensação a partir de 10KW, há exigência de troca do padrão para trifásico - AES ELETROPAULO)

Por exemplo vamos dizer que você instalasse um inversor de 1000Wp e considerando que vc teria uma média de 4 horas de sol, isso corresponderia por dia a 4 kw/d ou 120KW/mês. Em outras palavra se sua conta hoje estivesse em torno de 200KW/mês, você teria reduzido 120KW do seu total mensal o que corresponde uma redução de 60% na conta.

O sistema de compensação da concessionária, deve ser aberto um projeto junto à concessionária, com a potência nominal do seu gerador (Inversor + paineis, etc).

Uma dica: Nunca faça ligação clandestina como mencionou, por dois motivos o primeiro: você colocará sua segurança em risco e dos operadores da rede da concessionária, e o segundo: Caso eles descubram a ligação , pela regulamentação da ANEEL - PRODIST, eles poderão desconectá-lo da rede ( “Interrupção motivada por caso fortuito ou de força maior"). O poderá te trazer problema para pedir um religamento da sua residência.


Em relação a sua cobertura, caso tenha espaço suficiente e tenha um relógio individual no seu nome, poderá entrar com o pedido e execução, apenas só vejo um requisito que talvez tenha que ser observado, como você está em uma cobertura com faria o aterramento dos arranjo de painéis.

Outra observação, desconheço inversores homologados menores que 1.5KW, e cuidado com os inversores vendidos no Mercadolivre, pois muitos deles não são homologados e podem trazer risco os quais fiz menção.

Espero ter ajudado.

Abs.


Deny
Última Edição: 8 anos 9 meses atrás por Deny.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.132 segundos
Powered by Fórum Kunena