× Tópico para discussões e para tirar as dúvidas sobre a resolução da ANEEL que permite que os consumidores possam também gerar energia elétrica

Duvidas de elaboração de projetos

Mais
7 anos 2 meses atrás #1224 por Edmar
Bom noite.

Sou Edmar Nogueira, técnico em eletrotécnica há 04 anos e com o CREA regular. Gostaria muito de trabalhar com energia fotovoltaica mas tenho uma dúvida quanto a A.R.T. Estou tentando iniciar na área desde da compra com o fornecedor, criação e detalhamento do projeto a ser levado na concessionária de energia elétrica e montagem do próprio sistema. E assim, gostaria de saber se posso assinar o projeto? Durante o curso tecnico, fui orientado que posso assinar projeto ate uma determinada potencia. Pesquisei e ate agora não encontrei nenhuma legislação que me diz que posso mas tambem que não posso quanto a energia fotovoltaica. Poderia retirar essa duvida? Se ha alguma restrição ou possibilidade do técnico em eletrotécnica assinar esses projetos? Peço a ajuda de vocês que são mais experientes no assunto. Abraços

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás #2502 por Rômulo Fernandes
Bom dia, Edmar.

Pela norma, apenas Engenheiros Eletricistas podem assinar a ART de um projeto executivo para homologação junto a concessionária. A ART de instalação e montagem pode ser feita por um eletrotécnico. Caso precise de um projeto para um gerador pode entrar em contato que podemos conversar.
Grande Abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás - 5 anos 4 meses atrás #2504 por Gabriel Araújo
Edmar, Rômulo, bom dia!

De acordo com o Decreto 90922/85, Artigo 4º Parágrafo 2º, Técnicos em Eletrotécnica podem assinar tanto a ART de projeto como a de instalação, para sistemas de até 800 kVA.

Esta questão foi discutida um pouco mais a fundo neste tópico , vale à pena dar uma olhada para se aprofundar um pouco mais.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
Última Edição: 5 anos 4 meses atrás por Gabriel Araújo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.129 segundos
Powered by Fórum Kunena