9 de setembro de 2016
A usina de Itaipu Binacional está completando 10 anos do Programa Veículo Elétrico, que começou em 2016 em parceria com uma hidrelétrica suíça. A primeira conquista do projeto foi em 2007, com a homologação do protótipo de um Fiat Palio Weekend elétrico.
O carro tem autonomia de 110 quilômetros e desenvolve velocidade máxima de 110km/h. O protótipo foi homologado para rodar nas ruas, com direito a testes de impacto e tudo o que era necessário, dando origem à produção de 100 veículos iguais, usados em Itaipu e na frota de várias empresas em caráter experimental. Depois desse primeiro desafio, uma nova questão veio à tona, conta Celso Novais, coordenador do Programa VE, do que adianta fazer um veículo elétrico sem termos postos de abastecimento ou pessoal para fazer a manutenção?
A partir disso, desenvolveu-se tecnologias ligadas ao veículo elétrico, começando pela bateria de sódio. No começo, as baterias de tração foram importadas, porque o país estava defasado nesse setor. Elas são 100% recicláveis e seus e seus componentes são baratos e fáceis de encontrar.
Foram desenvolvidos também, eletropostos para recarga dos veículos. São centenas deles espalhados dentro da usina e em alguns pontos de Foz do Iguaçu. Além disso, foi construída uma garagem para dois carros com telhados repletos de painéis fotovoltaicos, que servem para recarrega-los sem recorrer à rede elétrica.
10 ANOS DO PROGRAMA VEÍCULO ELÉTRICO - I
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