ENTENDA AS DIFERENÇAS E VANTAGENS DAS ENERGIAS SOLAR FOTOVOLTAICA E TERMOSSOLAR II

25 de abril de 2016
ENTENDA AS DIFERENÇAS E VANTAGENS DAS ENERGIAS SOLAR FOTOVOLTAICA E TERMOSSOLAR II

DÚVIDAS MAIS COMUNS

  Solar fotovoltaica  As principais dificuldades, segundo o diretor da Neosolar, Raphael Pintão, estão relacionadas à escolha e compatibilização dos equipamentos (no Brasil, há oito diferentes padrões de rede) e aos detalhes da instalação. “Além disso, por ser um processo recente, a regularização ainda exige bastante trabalho e documentação de projeto”, diz.   Solar térmica – Segundo José Raphael, persistem questionamentos sobre o desempenho do sistema à noite ou em dias de chuva. “Todo fabricante fornece o reservatório térmico já com o backup embutido (elétrico ou a gás), que funciona como um sistema complementar para os momentos em que não há radiação solar”, esclarece. Os equipamentos são também munidos de termostato, que aciona o backup, quando a temperatura do reservatório diminui.  

MANUTENÇÃO E VIDA ÚTIL

  No sistema de energia solar fotovoltaica recomenda-se limpar os painéis quatro vezes ao ano. A vida útil dos equipamentos é de 30 a 40 anos, com garantia de produção de pelo menos 80% de energia após 25 anos de uso. Os inversores, em geral, têm garantia de cinco anos e a vida útil entre 10 e 15 anos.   Já o sistema de energia solar térmica exige que a cobertura do coletor seja lavada pelo menos uma vez ao ano, próximo ao inverno, pois é por ali que a radiação solar passa. O mercado oferece equipamentos com cinco anos de garantia e vida útil em torno de 20 anos, informa o diretor-técnico da Soletrol, José Raphael Bicas Franco.  

QUALIDADE

  Além de cumprir as determinações da resolução normativa da Aneel, os fabricantes de energia solar fotovoltaica devem submeter compulsoriamente seus produtos a laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que classifica os painéis fotovoltaicos quanto à eficiência na geração de energia.   A principal norma para o sistema de energia solar térmica é a ABNT NBR 15.569 – Sistemas de Aquecimento Solar de Água em Circuito Direto. “Desde julho de 2014 os ensaios nos equipamentos são compulsórios. O fabricante certifica o produto no Inmetro e as empresas também são aliadas dentro do seu sistema de gestão”, ressalta José Raphael.   Fonte: Portal AEC Web    
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado