Estudante cearence desenvolve equipamento de combate à escassez de água

18 de abril de 2014
Estudante cearence desenvolve equipamento de combate à escassez de água

O estudante de engenharia mecânica Osvaldo Tavares, de 20 anos, criou um equipamento inovador que retira sais da água a partir da luz solar. O experimento pode servir como ferramenta para resolver o problema da escassez de água no Nordeste. Tavares está cursando o 9º semestre do curso na Universidade Federal do Ceará (UFC) e já recebeu reconhecimento pelo seu trabalho. Ele ficou em 2º lugar no prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), do governo federal.

 

Com ajuda da equipe do Laboratório de Energia Solar e Gás Natural, o estudante desenvolveu um experimento de dessalinização da água por meio da energia solar. “O protótipo trata da dessalinização a partir do calor, com o objetivo de torná-la adequada ao consumo humano, para provocar a evaporação das moléculas de água, ocorrendo a separação entre a água pura e os sais”.

 

O protótipo é dividido em duas partes: os coletores de tubo evacuadores e a torre de dessalinização. “A água aquecida dos coletores flui de forma natural (termosifão) até o tanque, onde evapora. O vapor condensa na superfície inferior, transferindo o calor para o estágio acima. Em seguida, o condensado é coletado por meio de calhas. O processo continua até o estágio mais alto da torre”, explica o estudante.

 

Esse equipamento pode ser uma importante ferramenta para combater o problema da escassez de água, pois é possível instalá-lo em regiões isoladas, já que ele utiliza energia solar, ao invés de elétrica. “As áreas afetadas com o problema da seca têm como característica o sol forte o ano inteiro, o que evidencia o grande potencial solar dessas regiões”, ressalta.

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado