Dois anos após reformular RH, NeoSolar recebe nota acima da média nacional no Great Place To Work

11 de julho de 2022
Dois anos após reformular RH, NeoSolar recebe nota acima da média nacional no Great Place To Work

Uma das principais empresas do mercado brasileiro de energia solar, a NeoSolar celebra pelo segundo ano consecutivo a conquista do selo emitido pela consultoria Great Place to Work (GPTW), que reconhece os melhores ambientes de trabalho em 109 países ao redor do mundo.

NeoSolar é certificada Great Place to Work
NeoSolar é certificada Great Place to Work

Em um índice 0 a 100, a companhia atingiu nota 92 de satisfação de seus colaboradores — nota superior à média das 150 empresas mais bem avaliadas pelo GPTW no Brasil em 2021, que foi de 90. Esse índice deixou a NeoSolar entre as 7% melhores empresas e o 46º lugar entre as 691 participantes no ranking de São Paulo.

A certificação ocorre no momento em que a companhia comemora 12 anos de história e é o 1º selo GPTW conquistado já com a Diretoria de Gestão de Pessoas, criada em 2021 durante um processo de reformulação do setor de Recursos Humanos.

Mais do que rebatizar o RH, o objetivo da mudança foi valorizar o capital humano da empresa e aplicar ações visando o bem-estar no trabalho, o crescimento sustentável da companhia e o desenvolvimento pessoal e profissional de toda a equipe.

Valores bem definidos

“O nosso clima organizacional sempre foi muito elogiado pelo time e considerado um grande diferencial. O desafio tem sido seguir nosso crescimento acelerado sem perder o ‘jeito NeoSolar’”, comenta Eduardo Oliveira, diretor de Gestão de Pessoas.

“Então, em 2019, contratamos uma consultoria especializada em Recursos Humanos para materializar a nossa cultura e valores, registrando as características que nos fazem ser diferentes e que queremos fomentar cada vez mais. Com mais clareza para todos, percebemos nossa cultura cada vez mais presente em nosso dia a dia”, complementa Oliveira.

Saiba Mais:

O estudo identificou os valores que são considerados pilares da Neosolar, que entre eles, citam colaboração, respeito e evolução: "Para nós não há outra forma de trabalhar”, reforça Eduardo.

Vem pro Sol NeoSolar
Lema NeoSolar na entrada do escritório - Vila Mariana SP

Além dos 4 valores, o estudo também definiu o propósito da NeoSolar como: “Chegar na frente é o que nos move”, de forma a evidenciar o pioneirismo que a empresa carrega desde sua fundação – um espírito inovador que esteve presente, por exemplo, quando a companhia inaugurou primeiro sistema de energia solar homologado no estado de São Paulo, em 2012.

Projetos de um novo RH

Com o objetivo de estruturar as iniciativas relacionadas a Recursos Humanos, foi criada a área de Gestão de Pessoas, que tem realizado um grande esforço para garantir que a cultura da organização esteja presente no comportamento do time, mesmo em meio a uma mudança de patamar no quadro de funcionários, que dobrou em dois anos durante a pandemia.

Como uma das medidas para suportar e acelerar o crescimento da empresa, a área de Gestão de Pessoas criou o programa NeoGrowth, um programa de desenvolvimento pessoal oferecido a grupos de funcionários para que possam crescer como indivíduos e aprimorar suas habilidades profissionais, já desenvolvendo as lideranças que estarão à frente do processo de crescimento da NeoSolar nos próximos anos.

Outra medida prática implementada no dia a dia é a chamada “reunião matinal”, uma reunião diária de cerca de 15 minutos na qual toda a companhia participa e compartilha entre si os principais resultados e desafios de cada setor.

“Já fazemos essa reunião há algum tempo e queremos preservar esse momento do dia em que toda a empresa possa se reúne e se comunica diretamente. Isso faz uma enorme diferença no espírito de integração que faz parte do nosso jeito de ser”, explica Eduardo Oliveira.

O papel do RH durante a pandemia

O respeito aos funcionários também vai além do abstrato e a NeoSolar regularmente realiza iniciativas pensando no bem-estar da equipe – como durante a pandemia, quando foram oferecidos os programas NeoMind (com suporte psicológico feito por profissionais especializados, dado o impacto nas pessoas causado pelo isolamento) e o NeoFit (aulas online de relaxamento, alongamento e outras atividades físicas para serem feitas em casa durante a quarentena).

“A pandemia bagunçou um pouco a vida de todo mundo e sabíamos que o isolamento poderia gerar muitos impactos emocionais e físicos no nosso time. Priorizamos muito a saúde e o bem-estar de todos e foi por isso que implementamos o NeoMind e o NeoFit, que foram muito bem recebidos pelo time. Além disso, é claro que o pessoal ficou com saudade dos happy hours na quarentena, então tivemos diversos ‘bares online’, além de jogos por videoconferência que acontecem até hoje e passamos a chamar de ‘Neolimpíadas’”, relembra Eduardo Oliveira.

 E as conquistas da NeoSolar também são compartilhadas como conquistas de cada um, com programas de premiação por alcance em metas e a divulgação transparente dos indicadores comerciais entre todos os funcionários. Além disso, há sempre o objetivo de grandes resultados sejam comemorados com festas (de forma virtual durante a pandemia, mas com envio de vouchers para que os funcionários pudessem comemorar em casa).

O reconhecimento do GPTW

Outra iniciativa da empresa foi a participação, desde 2021, da pesquisa do Great Place To Work — e, pelo segundo ano consecutivo, a empresa atingiu a nota necessária para receber a certificação da consultoria.

Com base em um questionário respondido por 90% dos colaboradores, a NeoSolar obteve excelentes avaliações nos 5 temas abordados pela pesquisa do GPTW: respeito, credibilidade, orgulho, imparcialidade e camaradagem. Em alguns deles, a companhia inclusive superou o benchmark, que considera as 150 empresas mais bem avaliadas do Brasil.

O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação – uma história que começou nos anos 1980 e cada vez se mostra mais relevante no dia a dia das empresas.

Certificação Great Place to Work NeoSolar
Confira a Certificação GPTW

Para a NeoSolar, aplicar a mais reconhecida pesquisa de clima organizacional do mercado é um importante direcionamento para compreender a visão dos colaboradores sobre a empresa e definir o planejamento estratégico para as próximas ações — com foco na evolução constante na satisfação e desenvolvimento dos colaboradores.

“Receber a certificação nos enche de orgulho e confiança para seguir investindo nas pessoas, o que sempre foi uma marca da NeoSolar.  Mas participar do GPTW, para nós, vai muito além de ganhar uma certificação. O que mais buscamos são os insights que a pesquisa oferece com a tutela de uma consultoria reconhecida internacionalmente, indicando com clareza em quais pontos ainda podemos evoluir mais”, diz Eduardo Oliveira.

Equipe NeoSolar - Great Place to Work
Equipe NeoSolar

“Passamos muitas horas dos nossos dias no trabalho e acreditamos de verdade que devemos fazer com que a experiencia do pessoal seja “mais do que apenas um trabalho”. Queremos que as pessoas se sintam felizes e motivadas, verdadeiramente como parte da organização e mantendo um clima positivo para todos. Buscamos os melhores profissionais, mas acreditamos que um bom ambiente é fundamental para cada um conseguir ser o melhor de si”, pontua Oliveira.

Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado