Carro Elétrico: Mobilidade Elétrica e Carregadores

Objetivo

Apresentar ao público uma visão clara do mercado de mobilidade elétrica no Brasil e no Mundo, expor os modelos de veículos elétricos em operação e explorar tudo sobre o funcionamento de uma estação de recarga, os diferentes tipos de tomadas para veículos elétricos, além de introduzir método para cálculo de autossuficiência de consumo para um carro elétrico.

Descrição


O curso de Veículos Elétricos é o curso perfeito para ficar dentro do mundo na mobilidade elétrica e entender tudo sobre veículos elétricos e carregadores de carro elétrico. Nele é apresentado a história dos automóveis no mundo até o veículo elétrico atual, trazendo ao aluno a dados atualizados de venda de veículos elétricos no mercado de automóveis no Brasil e no Mundo, além da informação da resolução normativa que assegura o registro de estações de recarga de veículos elétricos para comercialização de energia.

O treinamento aborda quais os veículos elétricos estão rodando nas ruas brasileiras e traz informações técnicas e comerciais dos diferentes modelos disponíveis como Tesla Model 3, Jaguar I-Pace, BWM i3, Renault Zoe, Chevrolet Bolt e outros. É abordado o conceito de funcionamento começando por hibridização e seguindo com aspectos de carregamento de um veículo elétrico tais como: potência de carregamento, tendência de recarga e uso do veículo elétrico como uma alternativa de fonte de energia. 

Entrando no mundo de carregador de veículo elétrico, o curso de carro elétrico apresenta os diferentes modos de carregamento de um VE, tempo de recarga para cada modo, diferenças entre carregamento CC e CA e mostra os diferentes tipos de cabos de conexão do carro elétrico e quais as proteções necessárias para garantir uma recarga segura tanto para o veículo elétrico, quanto para a instalação e carregador veicular. 

O curso ainda explora a presença das estações de recarga para veículo elétrico no mercado brasileiro e apresenta o perfil de consumo de recarga de veículos elétricos mostrando qual local o usuário tem preferência de realizar recarga.

Aspectos de instalação, proteção e segurança também são abordados com o objetivo de mostrar ao aluno as recomendações exigidas em Normas ABNT/NBR a fim de garantir maior segurança e proteção à instalação.

Por último, o instrutor aborda como a energia solar fotovoltaica pode ajudar o proprietário a produzir a própria energia para abastecer o carro elétrico tornando-o totalmente limpo e autossuficiente.