Energia Solar na Agricultura
Neste artigo vamos discorrer sobre como a energia solar está presente no setor agropecuário, que tem utilizado cada vez mais essa fonte de energia para melhorar seus processos produtivos – inclusive, de olho na sustentabilidade.
Confira!
Leia também:
Índice - Energia Solar na Agricultura
Números no Brasil - Energia Solar na Agropecuária
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agropecuária brasileira cresceu 15,1% em 2023, sendo o setor com a maior alta entre as atividades. Isso refletiu diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que aumentou 2,9% em relação ao ano anterior e atingiu R$ 10,9 trilhões.
Atualmente, o país conta com mais de 214 mil sistemas de energia solar rural, em um total de 1,9 gigawatt (GW) de potência instalada.
O segmento rural é o terceiro com maior número de conexões e potência instalada, atrás apenas das instalações residenciais e comerciais. Desde 2012, já foram investidos mais de R$ 3 bilhões em energia solar no agronegócio.
Aplicações - Energia Solar no Agronegócio
A energia solar oferece benefícios em diversas áreas do agronegócio, especialmente a redução do gasto com a conta de energia elétrica. Em casas rurais, os produtores que possuem mais de uma propriedade na região e usam sistemas On Grid, podem dividir os créditos acumulados com a outra residência. Basta que elas sejam cobertas pela mesma distribuidora de energia e que a conta de luz esteja registrada no mesmo CPF ou CNPJ.
A energia solar pode ser utilizada também para fazer o monitoramento e a gestão da produção. Como exemplo, por meio do Off Grid, é possível alimentar torres de comunicação, rádios, equipamentos e GPS.
Uma outra aplicação bastante comum é no bombeamento de água, com o uso da energia solar para o funcionamento dos equipamentos.
A energia solar também pode ser empregada na ventilação em aviários e currais, no funcionamento de ordenhadeiras e tanques de resfriamento do leite, na secagem e no armazenamento de grãos e, ainda, na eletrificação das cercas que manejam o gado.
Inovações - Energia Agrofotovoltaica
A integração entre energia solar e o agro vai além: está em andamento no Brasil um novo projeto para a adoção do modelo denominado “energia agrofotovoltaica”.
Enquanto, nos sistemas convencionais, existe a instalação de módulos de energia solar rentes ao solo, resultando na supressão da vegetação e impossibilitando o uso agropecuário, a nova alternativa tem como objetivo unir as duas atividades no mesmo espaço.
Em Minas Gerais, o modelo já conta com quatro módulos instalados, com área entre 300 e 400 metros quadrados cada, o que vai possibilitar o plantio sob as placas de melão, morango, feijão e alface, além de pastagem para criação de bovinos.
O projeto foi idealizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em colaboração com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), com financiamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Outros modelos de energia agrofotovoltaica também estão em desenvolvimento nos estados de Pernambuco e Alagoas.
________________
Editado por Alexia Dias