Inversores ou conversores

Os inversores transformam corrente contínua (CC) em corrente alternada (AC), além de levar as baixas tensões dos painéis e baterias até os 110 V, 220 V ou outra tensão utilizada por um aparelho elétrico. Além disso, alguns inversores também podem carregar baterias desde que associados a um gerador ou à rede AC.

Os painéis solares fornecem energia na forma de corrente contínua (CC) e, também as baterias, recebem e fornecem em CC. Por esse motivo, a menos que todos seus aparelhos possam trabalhar com este tipo de corrente, você precisará de um inversor. Hoje, praticamente todos nossos aparelhos eletrônicos utilizam corrente alternada (AC) e, portanto, apenas pequenos sistemas isolados podem dispensar o inversor.

Inversores de Onda Quadrada – São os inversores mais simples e econômicos, porém não podem ser utilizados com qualquer aparelho. Servem apenas para pequenas aplicações.

Inversores de Onda Senoidal Modificada – Muito utilizado e bastante econômico produz uma onda intermediária entre a quadrada e a senoidal pura. Atende a maioria das aplicações, com exceção de aparelhos mais exigentes. Aparelhos com controle de velocidade ou timers, cada vez mais comuns, podem não funcionar adequadamente. Estes inversores são uma boa escolha para pequenas instalações.

Inversores de Onda Senoidal Pura – Produzem uma onda senoidal praticamente perfeita e muitas vezes até mais limpa que a da própria rede elétrica. Podem ser utilizados virtualmente com qualquer aparelho. Apesar de mais caros, seu preço tem se aproximado aos inversores de onda modificada e, portanto tem sido cada vez mais utilizados.

Inversores para Conexão à Rede (Grid-tie) – Caso sua instalação seja conectada à rede, você precisará de Inversor Grid-tie. Estes inversores, além de produzir uma onda senoidal pura, precisam sincronizar a freqüência com a rede elétrica. Geralmente possuem um mecanismo chamado “ilhamento”, que garante que o sistema não energiza a rede quando esta for desligada, evitando eletrocutar pessoas durante procedimentos de manutenção.

Microinversores para Conexão à Rede (Grid-tie) – Um novo tipo de inversor grid tie que tem sido cada vez mais utilizado é o mircroinversor. Diferente dos inversores tradicionais (inversor central), cada microinversor é conectado a um unico painel solar. Tem as mesmas proteções e apresentam vantagens sobre os inversores convencionais, como melhor eficiência, facilidade de instalação, modularidade, maior vida útil e facilidade de manutenção.

Inversor/Carregador – Além da função de inversor, tem a capacidade de carregar as baterias a partir de uma fonte AC. Permitem carregar as baterias e reduzir o risco de danos a elas por descarga exagerada e, por essa mesma razão, permite reduzir o banco de baterias. Outra vantagem é que permite arrancar um motor ou gerador mesmo quando as baterias estão descarregadas.

[ VEJA OUTROS TÓPICOS ]