× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Uso de Fusíveis

  • Marcus Vinícius Koerich
  • Avatar de Marcus Vinícius Koerich Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 5 meses atrás - 10 anos 5 meses atrás #158 por Marcus Vinícius Koerich
Tenho encontrado conflito nas respostas quando quero saber a utilidade ou não de fusíveis. Quando é recomendado ter em cada string?

Ele serve apenas como proteção ao cabo contra correntes de curto ou ao inversor também?

Antigamente era usado diodos de bloqueio contra correntes reversas provenientes de uma string paralela. Como isso é protegido hoje em dia?
Última Edição: 10 anos 5 meses atrás por Marcus Vinícius Koerich.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 5 meses atrás #166 por Raphael Pintao
Marcus,

Como comentei no post sobre aterramento, é recomendado utilizar disjuntores para cada string. É melhor usar disjuntores pois a ideia não é apenas proteger (que é muito importante) mas também facilitar a manutenção, testes e operação do sistema.

Quanto aos diodos, além daqueles já existentes nos painéis (para sua própria proteção) é possível utilizar diodos por string. No entanto, geralmente os próprios inversores muitas vezes já possuem as proteções para corrente reversa e as strings são ligadas diretamente nos inversores.

Ainda assim, recomenda-se precaução e isolamento das entradas dos inversores que não forem utilizadas sob risco de choque elétrico.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 1 mês atrás #204 por ivo
No caso seria bom instala disjuntor entre placa solar e inversor.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 1 mês atrás #210 por Raphael Pintao
exato visitante, quando digo entre cada string e o inversor, é isso mesmo que estou dizendo. A String é o conjunto de painéis instalados em série.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Marcus Vinícius Koerich
  • Avatar de Marcus Vinícius Koerich Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 1 mês atrás #217 por Marcus Vinícius Koerich
Entendido rpintao.

Mas digamos que hipoteticamente caso eu projete um sistema de duas strings, não bastaria eu ligar essas strings em paralelo na caixa de junção e ligá-las numa única chave seccionadora sob carga e depois através do cabo DC ligar na entrada do inversor (que apresenta um único algoritmo MPPT)? Assim não usaria nem fusíveis e nem diodos além dos já presentes nos módulos individuais.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 4 semanas atrás #227 por Raphael Pintao
Sim Marcus,

Se a combinação de painéis em série e paralelo respeitarem os limites do inversor, você não terá problemas.

Geralmente, os inversores já possuem as entradas correspondentes, de acordo com o número de MPPTs e também para casos onde recebe 2 strings por MPPT. Dessa forma você liga diretamente cada string no inversor. O inversor tem estas entradas para configurações típicas, com painéis típicas, e provavelmente serão a melhor opção. Caso use painéis de tamanhos não convencionais ou então de filme fino, é possível que precise de caixas de junção para chegar às especificações do inversor.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.076 segundos
Powered by Fórum Kunena