× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Qual a voltagem nominal de placa fotovoltaica devo usar em um inversor de 10-15 volts

  • Anderson
  • Avatar de Anderson Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 4 meses atrás #412 por Anderson
Estive pesquisando no site e percebi que a maioria dos inversores tem voltagem de entrada de 10-15 volts, mas as placas fotovoltaicas possuem voltagem bem maiores. Alguém poderia me explicar essas diferenças de voltagem? e dar exemplos que como poderia montar um sistema de placa e inversor para ser ligado a rede, de modo que a medida que vou conseguindo dinheiro irei montando mais placas em paralelo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #417 por Raphael Pintao
Anderson, td bem?

A primeira coisa a reparar, é que os inversores não são ligados às placas, mas sim as baterias, que tem tensão mais estável, geralmente entre 11,5 e 13,0V

Se você usa um controlador de carga comum (PWM) a tensão nominal das placas deve ficar por volta de 40-50% acima da tensão nominal das baterias. Isso porque a tensão dos painéis varia conforme radiação e temperatura, e também porque o controlador deve fornecer uma tensão acima daquela da bateria, caso contrário não geraria corrente.
O controlador geralmente fornece algo próximo a 14V, mas varia conforme tipo de bateria, temperatura, carga da bateria e estágio de carregamento.

Se for um controlador MPPT, então você pode trabalhar com tensões mais alta, pois ele transfere potencia e não só corrente, ou seja, se precisar ele transformará tensão em corrente, tentando preservar a potência fornecida. No final vai entregar praticamente a mesma tensão, mas pode ser que com mais corrente.

A única coisa, que muita gente faz, mas não deve ser feita, é trabalhar com uma tensão muito próxima a nominal, mesmo com MPPT.
Por exemplo, algumas empresas indicam 1 painel de 60 celular (~250W), que tem tensão próxima a 30V, para abastecer um banco de baterias em 24V. O sistema poderá até carregar, mas certamente terá problemas de baixa voltagem, perdendo muita energia.
Esse banco em 24V, será carregado em 28 até 30V, e o painel em 30V pode não conseguir carregar adequadamente, até porque há flutuação de tensão.

Mesmo no controlador MPPT, a tensão dos painéis deve ficar pelo menos 40-50% acima da nominal das baterias.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 1 mês atrás #2583 por Antonio Veras
Olá Raphael,
Qual seria a tensão ideal das placas para um banco de baterias de 24v? Como posso combinar placas de 30v para conseguir carregar as baterias (24v) de um modo sem perdas?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 1 mês atrás #2584 por Gabriel Araújo
Bom dia Antonio,

Conforme o post do Raphael. é ideal que a tensão de operação dos painéis seja cerca de 50% acima da tensão das baterias. Portanto, para um sistema de 24V, você precisaria que os painéis tivessem uma tensão de pelo menos 36V.

Isso poderia ser obtido com um painel de 72 células (~330Wp), ou dois painéis menores em série, como os de 36 células (~150Wp) ou 60 células (~275Wp). Verifique sempre pela tensão Vmp dos painéis, e além de estar 50% acima da tensão do banco de baterias, ela precisa estar dentro das especificações do controlador também.

Para minimizar as perdas, é recomendado usar um controlador de carga MPPT. Esses controladores ajustam a tensão dos painéis para a tensão das baterias, porém mantém a potência, aumentando a corrente para compensar.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.136 segundos
Powered by Fórum Kunena