× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Qual tensão maxima a ulitilizar em um controlador MPPT?

  • André Luiz Rodrigues Moreira
  • Avatar de André Luiz Rodrigues Moreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás #436 por André Luiz Rodrigues Moreira
Gostaria de tirar uma dúvida sobre qual a tensão eu devo deixar "setada" em um controlador MPPT, este meu modelo aceita eu alterar os valores (set point) e veio de fábrica com 13,8 volts e estou utilizando 14,4 volts, seria o ideal? é a tensão ideal de flutuação ou equalização ou a tensão está muito alta para um sistema isoldao de 12 volts. Obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #438 por Raphael Pintao
André, boa pergunta!!

Quem manda nessa história é a bateria. Veja no manual da bateria qual a tensão recomendada de Carga, Equalização e Flutuação e programe conforme esta recomendação.

Indo além, se tiver conhecimento sobre a temperatura local, vc pode ainda fazer os ajustes, também de acordo com a recomendação do fabricante da bateria.

Esse ajuste pode ser feito automaticamente se houver sensor de temperatura e alguns controladores possuem até Sensor de Temperatura das Baterias (BTS) que fica colado em uma bateria do banco ou ao terminal (seguir recomendação do manual)

De toda forma, por ser MPPT, o controlador vai variar também esta tensão quando for interessante e dependendo do "nível" de algorítimo dele, mas esse set inicial pode, sim ajudar.

De forma geral estes são ajustes finos, provavelmente não vão fazer milagres, tanto é verdade que muitos controladores não tem esse ajuste fino. Por outro lado, se o recurso existe, porque não utilizá-lo.
Vai dar um ganho na performance e também na vida útil da bateria, mas nada muito crítico.

Abs,

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.134 segundos
Powered by Fórum Kunena