× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

qual equipamento posso ligar diretamente em um painel solar

  • Luiz Fernando
  • Avatar de Luiz Fernando Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 10 meses atrás #2127 por Luiz Fernando
Olá ! Tenho visto a utilização de bombas d´agua diretamente em painéis solares e gostaria de um esclarecimento. Tenho um motor 12v, 7ah, 50w e quero usá-lo como exaustor de um quarto fechado e que pode ser ligado em determinados momentos, ex, quando tiver sol suficiente no painel para gerar a energia necessária. Gostaria de saber se posso ligar ele diretamente a um painel solar que supriria a necessidade de energia do motor, sem ter que recorrer a controlador + bateria. Caso seja possível, qual painel recomendam ? Seria necessário utilizar algum regulador de tensão para evitar sub ou sobre tensão no motor ? Obrigado !

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 9 meses atrás #2141 por Bruno Palos
Olá Luiz Fernando, como vai?

Primeiramente, a diferença entre bombas d'água para uma bomba normal é que a bomba de d'água já vem com um driver que faz a função do controlador. Devido a isso, é possível ver bombas solares ligadas diretamente ao painel solar.

Como esta sua bomba é elétrica, seu sistema precisará de equipamentos necessários de um sistema isolado, e nele contém o controlador de carga e as baterias.

As baterias alimentam o controlador, que por sua vez tem o papel de regular a corrente e tensão que saem para as cargas, no seu caso, para seu motor.

Então, para a sua bomba, não seria possível ligação direta Painel --> motor, necessitaria de controlador + bateria.

Espero ter ajudado.

Abraço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 9 meses atrás - 6 anos 9 meses atrás #2143 por Raphael Pintao
Luiz Fernando,

Complementando a resposta do Bruno, acredito até que seja possível fazer o que quer.
Existem alguns modelos de bomba, por exemplo, que podem funcionar diretamente com o painel (ex: as bombas da Shurflo que trabalhamos). Elas foram feitas pra trabalhar em 12V, mas é um motor robusto e que não "sofre" pra trabalhar em 18V (tensão fornecida pelo painel)

Não conhecemos seu motor e também não acredito que o fabricante tenha feito testes para isso que deseja...
Certamente o exaustor pode funcionar, a dúvida é se poderia ser danificado com a sobretensão, ou uma eventual sobrecorrente em alguma condição.

Via de regra, pra garantir um bom funcionamento direto (sem baterias) utiliza-se 40-60% de sobrepotencia. Então pros seus 50W, voce usaria 70 a 80Wp de painel. Pra bomba pode usar até mais, sem efeito de produção mas tb sem problemas pra bomba. No caso do seu motor, não saberia dizer.

Eu testaria com um painel de 60 pra ver como funciona.... mas sabendo que pode perder o motor.

Abs
Raphael
Última Edição: 6 anos 9 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 10 meses atrás #3064 por Ricardo Pina
Eu gostaria de fazer duas perguntas.

1. Ligar o roteador da internet, o switch, o as cameras e o gravador das cameras, tudo não passa de 80W, eu posso ligar num painel solar?
2. Tem algum aparelho que funcione como um no-break para que quando a luz solar não for suficiente ele passe a usar e energia da concessionária? (no caso seria sem uso de baterias)

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 10 meses atrás #3066 por Raphael Pintao
Ricardo,
1) Para ligar aparelhos você vai precisar de bateria e, portanto, de controlador de carga. A energia solar é muito instável para ser usada diretamente nesses aparelhos.

2) Existem os sistemas conectados à rede (on grid). A energia solar por sí, não serve de "backup" ou "nobreak". Pare esse fim você precisaria de baterias.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.156 segundos
Powered by Fórum Kunena