× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

PAINEL SOLAR YINGLI YGE 72 CELL SERIES 2 POLICRISTALINO 330W

  • JEAN CORREA PEREIRA
  • Avatar de JEAN CORREA PEREIRA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 2 minutos atrás #2631 por JEAN CORREA PEREIRA
Boa noite a todos, gostaria de saber se para calcular a voltagem que posso ligar em um controlador de carga que aceita até 450V, devo usar Tensão no ponto máximo de potência ou Tensão em Circuito Aberto? se alguém puder explicar o que quer dizer cada informação? desde já agradeço quem puder me ajudar.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 11 meses atrás #2632 por Gabriel Araújo
Bom dia Jean,

A tensão de circuito aberto é a tensão entre os terminais positivo e negativo do painel fotovoltaico sem que haja circulação de corrente. Você pode medir essa tensão desconectando o painel do sistema e colocando o multímetro entre os dois terminais. Ela é a tensão gerada pela string no primeiro raio de sol do dia, antes de começar a circular corrente.

Já a tensão de máxima potência é a tensão que o painel fotovoltaico gera em operação, num momento em que está gerando a sua potência nominal (meio dia de um dia muito ensolarado, por exemplo).

Ambas as tensões que constam no folheto técnico são medidas em 25ºC.

Para dimensionar qualquer componente em um sistema de energia solar, como um controlador de carga ou inversor, você deve usar sempre a tensão de circuito aberto, pois os equipamentos precisam aguentar a maior tensão que o painel pode gerar. Lembre-se também de considerar o ajuste de temperatura no cálculo: quanto menor a temperatura, maior a tensão, e vice-versa. Os coeficientes de variação da tensão, corrente e potência com a temperatura também constam no folheto técnico do painel fotovoltaico.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
The following user(s) said Thank You: JEAN CORREA PEREIRA

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • JEAN CORREA PEREIRA
  • Avatar de JEAN CORREA PEREIRA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 11 meses atrás #2634 por JEAN CORREA PEREIRA
Obrigado amigo pela explicação. Tenho o seguinte cenário, 10 painéis em série com tensão em circuito aberto de 46,4v gerando total de 464v e meu inversor híbrido trablaha em até 450v com pico maixmo de 500voc. Sendo assim para proteger meu inversor de uma tensão acima de 500voc devo usar um dijuntor DC de 450v? Só encontro dijuntor Dc de 440v ou 550v.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 11 meses atrás #2635 por Gabriel Araújo
Jean, se o equipamento suporta 500 Voc, e os 10 painéis em série têm menos de 500 Voc, eles são compatíveis. Não esqueça de considerar o ajuste de temperatura dos painéis na conta. Se na região da instalação a temperatura mínima é de 0ºC, por exemplo, você deve fazer o cálculo da tensão dos painéis com 0ºC, e não com 25.

Quanto ao disjuntor, ele protege contra uma alta corrente, não alta tensão. Em nenhum momento você deve passar da tensão nominal, de qualquer equipamento. Ou seja, todos os componentes devem ser dimensionados para suportar a tensão máxima de circuito aberto da string.

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
The following user(s) said Thank You: JEAN CORREA PEREIRA

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • JEAN CORREA PEREIRA
  • Avatar de JEAN CORREA PEREIRA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 11 meses atrás #2636 por JEAN CORREA PEREIRA
Boa tarde amigo, estas são as configurações do painel
Potência máxima do modulo: 330W
Tensão no ponto máximo de potência: 37,4V
Corrente no ponto máximo de potência: 8,84 ATensão em Circuito Aberto: 46,4V
Corrente de Curto Circuito: 9,29A
Eficiência: 17%
Tolerância de potencias: 0/+5W
Irradiância de 1000W / m², temperatura do módulo de 25 ° C, espectro de AM1.5g de acordo com EN 60904-3. Redução da eficiência relativa média de 3,3% a 200W / m² de acordo com EN 60904-1.
CARACTERISTICAS DE TEMPERATURA
Temperatura nominal da célula (NOCT) : 46±2°C
Coeficiente de temperatura (Pmax): -0.42% / °C
Coeficiente de temperatura (Voc): -0.32 % / °C
Coeficiente de temperatura (Isc): 0.05 % / °C
Faixa de temperatura operacional: -40 °C até +85 °C 

neste caso existe risco de as painéis em serie superar a tensão em circuito aberto em alguma ocasião? se passar dos 500voc provavelmente vou queimar meu controlador ou geralmente ele tem uma proteção? desde já reitero meus agradecimentos pela ajuda!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 11 meses atrás #2637 por Gabriel Araújo
Jean, não fazemos dimensionamento de sistemas aqui, somente tiramos dúvidas mais conceituais.

De forma geral, se você ultrapassar a faixa de tensão do controlador de carga, vai queimá-lo sim. Por isso, todos os componentes devem necessariamente suportar a tensão máxima de circuito aberto da string.

Para fazer o ajuste de temperatura, você deve observar o Coeficiente de Temperatura Voc. No caso deste painel que tem coeficiente Voc de -0,32%/ºC, significa que a tensão de circuito aberto cairá 0,32% para cada grau acima da temperatura nominal, e subirá 0,32% para cada grau abaixo da temperatura nominal.

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
The following user(s) said Thank You: JEAN CORREA PEREIRA

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.146 segundos
Powered by Fórum Kunena