× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Potencia maxima dos paineis 1.5 ou 3.0 X a potencia nominal ?

  • ANTONIO Pinho
  • Avatar de ANTONIO Pinho Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 10 meses atrás - 2 anos 10 meses atrás #2966 por ANTONIO Pinho
Comprei um controlador XTRA4210N (40a) e 2 placas de 330w, quando estava pesquisado e projetando meu sistema, consultei o manual do
epever da linha triron também de 40A, e constava que o arranjo máximo de painéis poderia ser de 1560w, ou seja 3 vezes a potencia
nominal de carga nominal de 520W em 12v. Estava revisando meu manual XTRA4210N (40a) e la consta 780w, ou seja 1.5 vezes nominal de carga nominal.
Achei que isso era apenas para o meu modelo, porem as outras linhas Triron e Tracer tem as mesma especificações. Tenho os manuais em Ingles, porem em um manual e em vídeos do youtube pessoas consultam o manual e mostram arranjos com ate 1320 W (4 painéis de 330W).


Antonio Pinho
Última Edição: 2 anos 10 meses atrás por ANTONIO Pinho.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 10 meses atrás #2967 por Raphael Pintao
Antonio,
boa pergunta, e bem frequente também!
Seguem alguns pontos:

1) O limite na prática fica na corrente e não na potencia
No exemplo que você deu, você comparou os 1560W (24V) com 520W (12V). Que seria 3x o nominal, mas não está correto.
Você deveria comparar a máxima de 1560W (24V) com 1040W (24V)

2) A corrente nominal determina a potencia nominal
520W / 13V = 40 A

3) É possivel usar "overpanelling" em bons controladores (como os da EP)
a corrente sempre ficará limitada nos 40A, então se as condições forem perfeitas, você pode desperdiçãr parte da energia que passar disso.
Ainda assim, pode fazer sentido pois você aproveitará melhor os horários, dias, condições não ótimas, que fique abaixo dos 40A
Apenas cuidado para não exagerar, eu diria que com o EPever você pode usar 10 ou 20% de overpanelling tranquilamente.
nesse caso, a EP sugeriu um limite de 1560W (24V) ou 780W (12V)

4) Cuidado com controladores baratos
AS vezes o controlador não queima e até entrega a corrente por alguns minutos, porém a grande maioria do controladores de carga baratos do mercado não entregam bem sequer a corrente nominal. Alguns fabricantes inclusive usam um controlador de 10A chamando de 20A. Como não queima e funciona, a pessoa acha que está tudo certo.
a grande prejudicada é a bateria, o item mais caro do sistema.
Então pra EPever eu fico tranquilo, mas cuidado...
The following user(s) said Thank You: ANTONIO Pinho

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ANTONIO Pinho
  • Avatar de ANTONIO Pinho Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 10 meses atrás #2968 por ANTONIO Pinho
Muito obrigado pela resposta, porem acabei formulando mal a minha pergunta.
Na minha casa tenho 2 painéis de 330W em paralelo e um epever 40A xtra em 12V, tenho uma bateria estacionaria de 115A(chegando a segunda)
Quando estava montando meu sistema, tomei como base a tabela abaixo imagem anexo (img1) e vídeos onde mostravam valores idênticos.



Modelo Corrente de Potência nominal Max. Potência de Max. PV tensão
Carga Nominalde de carga matriz fotovoltaica de circuito aberto

TRIRON4210N 40A 520W/12V 1560W/12V 92V①100V②


1040W/24V 3120W/24V

Pretendo adicionar mais um painel de 330W em paralelo que daria uma potencia total de 990W que daria 25 aproximadamente a mais do que esta no manual (img2)
Meu receio estava em danificar meu controlador, pois fiquei preocupado quando vi as recomendações do manual.
Meu consumo diário e de aproximado 1Kwh da 9 as 18, porem as 15 normalmente mudo para a concecionária devido a sombreamento e deixo carregado a bateria
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 10 meses atrás #2969 por Raphael Pintao
Antonio, bom dia!

25% acima do nominal é algo que vemos com alguma frequência e sem problemas, mas 25% acima a potencia máxima recomendada não me parece uma boa ideia nem para a performance e nem para integridade/durabilidade do controlador.

Sugiro ficar dentro do máximo de 780W de máxima do seu Xtra, de preferencia até um pouco menos.

Uma alternativa seria trabalhar em 24V quando receber sua segunda bateria.
Porém nesse caso precisaria de 2 painéis adicionais, e não 1, pq e 3 em série vai ultrapassar a tensão maxima de 100V.
Com 4 painéis, você poderia usar 2 em série e 2 em paralelo. A corrente teria um comportamento similar à atual. (dobro de paineis, porém o dobro da tensão...)

abs
Raphael
The following user(s) said Thank You: ANTONIO Pinho

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.150 segundos
Powered by Fórum Kunena