× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Uso de Fusíveis

Mais
5 anos 1 mês atrás #2593 por Jon

No entanto, geralmente os próprios inversores muitas vezes já possuem as proteções para corrente reversa e as strings são ligadas diretamente nos inversores.

Olá todo mundo.
Estou reabrindo este tópico porque justamente estou com esta grande dúvida neste momento. A pergunta é bem simples: como saber, sem sombra de dúvidas, quando a gente PODE LIGAR A(S) STRING(S) DIRETAMENTE NO(S) INVERSOR(ES) com a certeza de que pode dispensar de boa a instalação intermedia de fusíveis e disjuntores?
Eu sei que a resposta lógica é: consultando o manual ou datasheet do inversor. Mas é justamente aí que está o problema, já que pelo menos no meu caso, após a leitura do manual/datasheet nem sempre consigo identificar CLARAMENTE se essa instalação intermedia das proteções é necessária, desnecessária ou facultativa. Ás vezes a dificuldade provem do fato do manual estar em inglês, e outras vezes da falta de clareza nas informações (genéricas demais), como no caso dos datasheets que se anexam ao tópico.
Seria possível que vocês, que entendem mesmo do assunto, esclarecessem a quais itens do datasheet a gente deve atentar para obter certeza sobre este ponto? Seria de grande ajuda para muitos leigos como eu que apenas estamos começando nesta apaixonante área.
Desde já agradeço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Maycon
  • Avatar de Maycon
  • Offline
  • Novato
  • Novato
  • @engenheiromaycon
Mais
3 anos 8 meses atrás #2869 por Maycon
Respondendo as perguntas,
sim, no caso de strings associadas em paralelo é recomendado a utilização de fusíveis (separadamente para cada string) para evitar corrente reversa, que pode causar danos ao equipamento e até acidentes.

Não sei na data que foi aberto o tópico, mas atualmente vemos muitas string box que são vendidas prontas para a instalação, e algumas não vem com os fusíveis, com a alegação de que a corrente reversa seria baixa, no caso de alguma anomalia em uma das strings, e essa corrente estaria dentro do limite suportado pelos painéis. Será?

Eu particularmente projeto os sistemas com fusível para cada string quando é o caso de fazer esse paralelismo antes do inversor, pois ainda tem outro detalhe que eu já percebi nessas string box, que é a utilização de seccionadoras, dispositivo esse que não tem a função de proteção, e sim somente a função de seccionamento. Então chega-se a conclusão que um string box sem fusível não tem proteção contra sobre corrente, somente contra surtos, se equipada somente com a seccionadora e DPS. Chegando então a conclusão da minha parte de que se faz necessário a utilização dos fusíveis, até porque também, são equipamentos de baixo custo levando em consideração o alto investimento em uma instalação fotovoltaica.

Me corrijam se estiver errado, mas segurança nunca é demais.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.143 segundos
Powered by Fórum Kunena