× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Certificação INMETRO - Microinversor Grid-Tie iEnergy GT260

Mais
9 anos 10 meses atrás #272 por Diogo
Olá a todos,

Estou lendo muito a respeito dos sistemas solares e quero muito implementar um projeto em minha casa assim que eu tenha disponibilidade ($$$ :lol: ). Já estou pesquisando e fazendo as contas.
Moro no Rio de Janeiro e a concessionária local é a Light, e na documentação diz que os inversores devem ser certificados pelo inmetro. Procurei no site e não achei essa informação em relação ao i-Energy GT260.

Pelo que andei estudando, um sistema com microinversores é mais eficiente e escalável.

Obrigado!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 10 meses atrás #273 por Raphael Pintao
Diogo, tudo bem?

Os inversores precisam ser certificados por um laboratório acreditado pelo Inmetro ou, na falta deste, ter um certificado internacional reconhecido.
No atual momento, não temos nenhum laboratório acreditado no Brasil, então nenhum inversor, de nenhuma marca, está certificado pelo INMETRO (diferente do que dizem muitos...)

Esta questão do certificado internacional é meio subjetiva porque algumas distribuidoras pedem que sigam as normas brasileiras, o que obviamente não acontece. Na prática, porém, eles tem aceito as certificações internacionais.

No caso do microinversor da i-energy, o i-Energy GT260, tem todos os principais certificados internacionais. Também foi homologado pela COPEL, mas isso só ajuda para projetos deles. Este processo individual de homologação(como da COPEL) está sendo questionado porque não é viavel certificar individualmente e me parece que também não legal.

Bem, espero ter ajudado, abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.126 segundos
Powered by Fórum Kunena