× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Controlador de Carga Epsolar Landstar LS0512 5A 12V

  • Eliezer Gervásio
  • Avatar de Eliezer Gervásio Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 6 meses atrás #361 por Eliezer Gervásio
Montei um sistema de automação de irrigação movido à energia solar. Ele é composto por quatro timers de 12VCC e quatro válvulas solenóides também de 12VCC. Quando em operação a carga é inferior a 1A. Tenho um painel solar Yngli de 10W e uma bateria freedom df4001. A bateria está superdimensionada mas como já tinha disponível irei usá-la. A dúvida é quanto ao controlador de carga. Pensei em utilizar o Controlador de Carga Epsolar Landstar LS0512 5A 12V mas queria tirar algumas dúvidas quanto ao seu funcionamento.

- o sistema de irrigação funcionará durante o dia e a noite. Esse controlador disponibiliza constantemente 12VCC na saída da carga? Durante o dia quem fornece energia para a saída da carga? e a noite, é a bateria quem fornece essa energia? Pergunto isso pois adquiri um controlador de 3A 12VCC e a saída da carga só disponibiliza 12 VCC à noite quando o painel solar deixa de funcionar. Durante o dia quando o painel funciona a saída da carga fica sem tensão e não consigo funcionar os timers e nem acionar as válvulas solenóies.

Att.

Eliezer

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 6 meses atrás #362 por ivo
Amigo essa bateria e 220A e você tem um painel solar de 10W para carregar essa bateria?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 6 meses atrás - 9 anos 6 meses atrás #364 por Raphael Pintao
Eliezer, tudo bem?

BATERIAS
Ivo, parece mesmo estranho 10W para 220Ah, mas não tem problema esse superdimensionamento da bateria. Só vai ser um problema se as "perdas" da bateria forem maiores do que vai conseguir produzir com os painéis, mas não me parece o caso, as perdas não são tão significativas.

Sempre falo o seguinte: "Painel não resolve problema de bateria e bateria não resolve problema de painel"
Ou seja, se o painel produzir, em média, mais que o consumo, não importa o banco de baterias, pode ter 100 baterias, ele vai sempre ficar carregado. Por outro lado se produzir menos que o consumo, também não importa o tamanho do banco pois uma hora ele vai descarregar e não terá mais como recuperar.
A mesma coisa vale no outro sentido, não adianta colocar mais painéis se o banco for pequeno pois quando não tem sol, a potencia dos painéis não vai ser utilizada e quem tem que suportar são as baterias.

CONTROLADOR
Me parece que seu controlador é "de iluminação", com timer e reconhecimento de dia/noite. Estes controladores, além das funções normais, servem para regular o acendimento e apagamento das luzes. Eles reconhecem quando fica escuro e depois tem um timer que diz quantas horas ficará ligado (ex: 4h ou noite toda).
Neste caso, é possível que dê pra desligar esse timer, tornando-se um controlador comum e resolvendo seu problema. Como não conheço seu controlador, não posso afirmar, mas via de regra é assim, veja no manual.
Se quiser optar pelo LS0512, ele vai atender normalmente sua necessidade, fornecendo 12V de dia e de noite. A energia vem sempre da bateria e não do painel. Apenas quando há excesso e as baterias estão carregadas é que poderia fazer um "bypass" direto pra carga instalada. Não é correto instalar a carga diretamente nas baterias.

Espero ter ajudado!!
ABs
Última Edição: 9 anos 6 meses atrás por Raphael Pintao.
The following user(s) said Thank You: Eliezer Gervásio

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Eliezer Gervásio
  • Avatar de Eliezer Gervásio Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 6 meses atrás #367 por Eliezer Gervásio
Prezado Raphael:

Muito obrigado pelas informações. Foram muito valiosas.

Att.

Eliezer

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.144 segundos
Powered by Fórum Kunena