× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Diodo de Bloqueio

  • Rafael Augusto
  • Avatar de Rafael Augusto Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #606 por Rafael Augusto
Senhores Boa tarde,

Estou em dúvida quanto a aplicação deste item, a principio estou com 3 strings em paralelo.
preciso colocar o diodo de bloqueio, pelo que vi é de 10A, não encontro, nunca vi e não sei como é !

Alguém consegue me ajudar ? como dimensionar, é apenas corrente ? existe limitante de tensão também ?

Aguardo,

Abraço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #608 por Glaucio Batista
Olá Rafael,

Para melhor lhe ajudar, precisamos que nos informe quantos amperes/Volt tem cada string.
O volt é mais tolerante que o ampere más os dois são importantes. Imagino que saiba com clareza as funções de bloqueio e bypass.

Assim que tiver tempo estarei postando tutorial a respeito de diodos e instalações de painéis solar para cada situação,espero que lhe esclareça das dúvidas encontradas.

Abração...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rafael Augusto
  • Avatar de Rafael Augusto Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #610 por Rafael Augusto
Bom dia Glaucio,

Desde já quero agradecer sua atenção.

Pois bem, andei estudando muito sobre o assunto e assim me mantenho, tenho bem esclarecidas as funções de bypass e bloqueio, sendo um para otimizar a performance e outro para impedir a corrente reversa.

Abaixo dados das string's, ambas possuem a mesma configuração.
STC 25° Isc 26,76 |Voc 488,8 V
Temp. 11° Isc 26,94 |Voc 460,0 V
Temp. 39° Isc 26,57 |Voc 517,5 V

Já avaliei as variações em relação aos intemperes climáticos, porém não consigo definir a relação do diodo de bloqueio.

Abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #612 por Glaucio Batista
Ok Rafael,

Um para impedir a corrente reversa e o outro para oferecer um caminho alternativo de corrente acaso tenha um painel sombreado ou mesmo avariado.

Vejo que está trabalhando com altas DC/V, dificilmente encontrará esses diodos exclusivos para este fim e com essas especificações.

Em seu caso faria um "arranjo técnico" pra não ter que falar aquela famosa expressão :whistle:
dimensionaria alguns em paralelo (com módulos)a serem instalados diodos unidirecionais; só não vai ali diodos zener, diodos led, bidirecionais ou com encapsulamento TO. É recomendado não deixar a corrente máxima próximo a dos diodos, acaso prefira, é interessante instalar dissipadores em seus corpos.

Boa montagem neo
The following user(s) said Thank You: André Fernandes

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 4 meses atrás #2244 por André Fernandes
Boa tarde Glaucio,

Você havia comentado em relação a elaborar um tutorial a respeito da aplicação dos diodos nas instalações de sistemas fotovoltaicos. Teria alguma informação a passar nesse sentido?

Pelo estudos realizados, percebi que as orientações gerais para sistemas residenciais (on-grid) indicam que normalmente as placas já possuem os diodos bypass internamente e que neste tipo de aplicação não existe a necessidade de instalar diodos de bloqueio.

Seria isso mesmo?

Poderia complementar entendimento, se necessário?

Muito Obrigado!

Att,

André Fernandes

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
6 anos 4 meses atrás #2247 por Glaucio Batista
Boa tarde,

Satisfação André,

Tenho andado bastante ocupado ultimamente,por isso, não tive tempo de postar mais nada no fórum, inclusive tutoriais com ensaios realizados.

Quanto a suas conclusões está certo em parte, noentanto, lembre-se de observar em seus estudos os princípios da corrente DC para que certifique de como se comportam com grandes combinações.

Paz e saúde a vossa família.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.141 segundos
Powered by Fórum Kunena