× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Dúvidas sobre o Controlador de Carga MPPT Epsolar Tracer

  • Renato Lobo Rodrigues júnior
  • Avatar de Renato Lobo Rodrigues júnior Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 9 meses atrás #2128 por Renato Lobo Rodrigues júnior
Tenho algumas dúvida sobre estes controladores de carga do tipo MPPT, em especial os modelos da Epsolar tracer. pois pretendo comprar um com vocês. Estou planejando montar um sistema off-grid mas tenho algumas perguntas relacionadas ao funcionamento deles. Segue abaixo algumas perguntas:

Como defino a tensão de trabalho do meu sistema pra ser 12V ou 24V, é pelo banco de baterias?

A saída pra carregar as baterias eu sei que variam de acordo com a carga, mas e a saída que iria para os inversores, ela é estabilizada ou varia junto com o carregador?

No horário que o sol está forte e o sistema está funcionando em pleno vapor, eu conseguiria ligar alguns aparelhos, mesmo se as baterias estivessem completamente descarregadas?

deste já agradeço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 9 meses atrás #2139 por Bruno Palos
Renato,

Sobre suas dúvidas,

A tensão do seu sistema será definido pelo banco de baterias. Dependendo de como irá ligar o banco, será sua tensão principal.

O inversores não devem ser ligados ao controlador, e sim ao banco de baterias. O controlador, como o próprio nome diz, serve para controlar/regular a tensão que está vindo dos painéis. De forma análoga, o controlador é a boia da caixa d'água. Assim que a caixa (banco de baterias) chega ao seu nível máximo, a boia corta o fluxo de água para a caixa.

Mesmo que estivesse com sol forte, se as baterias não tiver uma energia mínima a ponto de ligar o controlador, você não conseguirá ligar nenhum aparelho. Além disso, os aparelhos devem ser ligados ao inversor e não direto ao controlador, pois algum equipamentos tem corrente alta, o que poderia danificar o controlador, que tem uma faixa limitada de operação.

A ligação tem que ser da seguinte forma:
Painel --> controlador --> baterias --> inversor --> equipamentos

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.139 segundos
Powered by Fórum Kunena