× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Problemas com a medição on-grid de um cliente

  • Renato Camargo
  • Avatar de Renato Camargo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 4 meses atrás #2520 por Renato Camargo
Olá pessoal
Estou com um problema em um sistema fotovoltaico conectado à rede de um cliente.
Tenho um cliente cuja rede é trifásica e tenho instalado um sistema on-grid com inversor Fronius 8.2 kwp mono.
O problema é que a energia injetada informada na conta de energia da CPFL está bem abaixo da energia gerada informada pelo SolarWeb do inversor. Mesmo fazendo o cálculo da diferença da energia consumida menos a injetada as contas não fecham.

A conta de energia está computando uma geração bem abaixo do que está sendo informado pelo sistema do inversor. Com isso a conta do cliente está vindo alta e gerando reclamação.
Eu solicitei uma análise e aferição do relógio da CPFL e eles informaram que não há problemas no relogio e que o mesmo está operando normalmente.

Peço ajuda para vocês sobre como encontrar o problema. Será que estou fazendo o cálculo errado? Ou será que o problema está na instalação entre o inversor e o relógio. Segue anexo uma planilha que eu montei com os valores de medição e as diferenças junto com um exemplo da conta de energia desse cliente.

Se puderem me ajudar eu agradeço.
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás - 5 anos 4 meses atrás #2521 por Gabriel Araújo
Boa noite Renato, tudo certo?

Pelo que estou entendendo, a sua comparação está sendo entre a geração computada no Solar Web, e a energia injetada apresentada na conta de luz, correto?

Este valor sempre será diferente, a menos que a unidade consumidora tenha zero de consumo durante o período de geração solar. Isto ocorre pois a energia gerada pelo sistema primeiro abastece a unidade consumidora e, se ela não for totalmente consumida no momento da geração, o saldo restante será enviado para a concessionária e computado no relógio bidirecional.

Caso o consumo da unidade no momento da geração solar seja superior à geração, nenhuma injeção será computada no relógio: toda a energia será consumida instantaneamente.

Por isso, o correto seria comparar a energia gerada exibida no Solar Web com a geração calculada na venda do projeto. Se estes números estão batendo, o sistema está funcionando corretamente. Pelo que vi, a geração parece estar coerente com um sistema deste porte.

Em alguns casos, por o cliente saber que possui geração solar, aumenta o consumo: usa mais ar condicionado, fica mais tempo no chuveiro, etc. Assim, a redução na conta de luz será menor do que o esperado. Por isso, deve-se confiar na medição do Solar Web. Este pode ser o caso, também.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
Última Edição: 5 anos 4 meses atrás por Gabriel Araújo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 1 mês atrás #3113 por Hernandes Correa
Gabriel Boa noite!
No meu caso ocorre igual o relatado pelo amigo acima, mas de dia é pouquíssimo o consumo na residência já que é casa de campo e o proprietário só usa aos finais de semana.
Em 2 meses era para ter gerado cerca de 1600KW e no medidor da concessionaria esta em 632KW.
E sim a geração no app sollarman, bate com o dimensionado. até ultrapassa.

Queria ter certeza para cobrar a concessionaria, mas não sei o que faço.
Pensei em comprar um medidor bidirecional igual o da concessionaria e colocar antes do padrão para ter certeza.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 3 semanas atrás #3118 por Wilton
Hernandes, acho valido comprar um Wattímetro digital, nem precisa ser medidor bi direcional, pode ser daqueles simples com uma bobina que custa em média 100 reais, muito usado para colocar no quadro de energia solar e monitorar a geração, só que no lugar de colocar ali no quadro solar, colocar dentro do quadro de entrada medindo toda energia que saí para a rede, desta forma você vai ter uma medição muito aproximada do quanto está sendo injetado e quanto estão creditando, para poder confrontar a concessionária se houver uma disparidade muito grande.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.142 segundos
Powered by Fórum Kunena