× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Elevação de tensão CA

Mais
4 anos 6 meses atrás - 4 anos 6 meses atrás #2751 por Alex
Caros,

Nos últimos dias observei que ocorre um desligamento do inverso da Fronius Symo de 15kW durante os horários de maior geração, mais precisamente das 11:00 às 15:00. Observei também que quado ocorrem esses desligamento a tensão CA está próxima de 240V. O sistema FV está instalado em uma rede trifásica 127V/220V.

O sistema em questão é composto por 4 strings conectadas em paralelo, em que cada string é compostas por 13 módulos FV de 335 Wp da BYD conectadas em série.

Vou anexar uma imagem do sistema de monitoramento do inversor que mostra esses desligamentos.

Se alguém já teve um problema parecido e puder contribuir, desde já agradeço.
Anexos:
Última Edição: 4 anos 6 meses atrás por Alex.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 6 meses atrás #2755 por Raphael Pintao
Alex, bom dia.
Minha hipótese seria que a rede eleva a tensão, independente do seu sistema fotovoltaico.
Você pode medir a rede algumas vezes em diferentes momentos e tentar perceber isso.
Dificilmente a energia do seu sistema seria suficiente para aumentar de forma relevante a tensão da rede.

Se confirmar essa hipótese você precisará falar com a concessionária para que ela garanta a tensão dentro do previsto ou então pedir orientação a quem te forneceu o inversor para ajustar os parâmetros de corte para a tensão real da rede.
Neste segundo caso, você também deveria comunicar a distribuidora e pedir autorização para isso.

Certa vez fazendo testes com um microinversor em 2012 ele funcionou bem e o cliente queria instalar mais. Recomendamos não fazer porque estava fora dos parâmetros da rede. poucas semanas depois a rede mudou os níveis de tensão (vontando ao esperado) e o microinversor começou a ter esse problema que vc tem.
Ou seja, ajustar para trabalhar fora do parâmetro pode voltar a te trazer problemas no futuro.
abs

Abs
Raphael

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 1 mês atrás #2797 por Augusto
Estou tento problema parecido.

O meu raramente chega a desligar, não chega aos 240V.

Mas percebo que a tensão se eleva ao injetar mais, quanto mais gera mais a tensão CA se eleva.
Já deve pouca ocasiões que chegou a desligar mas foram bem poucas.
Mas não gosto de ver essa variação na rede AC. Acontece muito a tensão AC está alta entra uma nuvem ela cai, sai a nuvem, gera mais, a tensão sobe. Fica oscilando muito a rede AC.

Meu sistema foi montado pela Neosolar e depois eu fiz uma ampliação com outro Fronius também comprado na Neosolar.

Com certeza a geração de energia, no meu caso, e que está gerando essa variação na tensão da rede AC.

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 11 meses atrás #2821 por Paulo
Olá, estou em busca de uma solução também..

Tenho um sistema de 36kW instalado em uma rede trifásica 127/220V, contudo, em horários de maior geração, entre 11:00 e 15:00 a tensão da rede se eleva chegando a 242V o que ativa a proteção do inversor e o faz desligar.

Em contato com o fabricante tive que verificar os seguintes aspectos:

1) Verificação / reaperto de conexões;
2) Verificação do dimensionamento dos condutores;
3) Aferição da tensão do transformador operando sem carga.

Se nenhum desses procedimentos resolvessem eu deveria entrar em contato com a concessionária de energia para que ela faça uma verificação na qualidade da energia que está fornecendo.

No meu caso já realizei todos os testes e estou na etapa de contato com a concessionária, contudo, fazendo uma medição da tensão com o sistema desligado, os valores de tensão da rede estão bons..

Fico no aguardo caso alguém tenha uma outra solução para o problema..

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.156 segundos
Powered by Fórum Kunena