× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Problemas com a medição on-grid de um cliente

• Renato Camargo
  • Avatar de Renato Camargo Autor do Tópico
  • Novato
  • Novato
Mais
8 meses 1 semana atrás #2520 por Renato Camargo
Olá pessoal
Estou com um problema em um sistema fotovoltaico conectado à rede de um cliente.
Tenho um cliente cuja rede é trifásica e tenho instalado um sistema on-grid com inversor Fronius 8.2 kwp mono.
O problema é que a energia injetada informada na conta de energia da CPFL está bem abaixo da energia gerada informada pelo SolarWeb do inversor. Mesmo fazendo o cálculo da diferença da energia consumida menos a injetada as contas não fecham.

A conta de energia está computando uma geração bem abaixo do que está sendo informado pelo sistema do inversor. Com isso a conta do cliente está vindo alta e gerando reclamação.
Eu solicitei uma análise e aferição do relógio da CPFL e eles informaram que não há problemas no relogio e que o mesmo está operando normalmente.

Peço ajuda para vocês sobre como encontrar o problema. Será que estou fazendo o cálculo errado? Ou será que o problema está na instalação entre o inversor e o relógio. Segue anexo uma planilha que eu montei com os valores de medição e as diferenças junto com um exemplo da conta de energia desse cliente.

Se puderem me ajudar eu agradeço.
Anexos:

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 meses 1 semana atrás - 8 meses 1 semana atrás #2521 por Gabriel Araújo
Boa noite Renato, tudo certo?

Pelo que estou entendendo, a sua comparação está sendo entre a geração computada no Solar Web, e a energia injetada apresentada na conta de luz, correto?

Este valor sempre será diferente, a menos que a unidade consumidora tenha zero de consumo durante o período de geração solar. Isto ocorre pois a energia gerada pelo sistema primeiro abastece a unidade consumidora e, se ela não for totalmente consumida no momento da geração, o saldo restante será enviado para a concessionária e computado no relógio bidirecional.

Caso o consumo da unidade no momento da geração solar seja superior à geração, nenhuma injeção será computada no relógio: toda a energia será consumida instantaneamente.

Por isso, o correto seria comparar a energia gerada exibida no Solar Web com a geração calculada na venda do projeto. Se estes números estão batendo, o sistema está funcionando corretamente. Pelo que vi, a geração parece estar coerente com um sistema deste porte.

Em alguns casos, por o cliente saber que possui geração solar, aumenta o consumo: usa mais ar condicionado, fica mais tempo no chuveiro, etc. Assim, a redução na conta de luz será menor do que o esperado. Por isso, deve-se confiar na medição do Solar Web. Este pode ser o caso, também.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
Última Edição: 8 meses 1 semana atrás por Gabriel Araújo.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.103 segundos