× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Inversor híbrido mono junto a Inversor tie-grid trifásico

  • Marcelo Meireles de Sousa
  • Avatar de Marcelo Meireles de Sousa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
1 ano 10 meses atrás - 1 ano 10 meses atrás #3060 por Marcelo Meireles de Sousa
Bom dia a todos!

Eu tinha em funcionamento um inversor trifásico ABB 12.5K com 28 placas Canadian de 385w.
Fiz uma atualização nele e substituí as 28 placas por 23 novas placas Shutten de 550w.
As placas "antigas" (não têm nem 3 anos de uso) usei para ligar em um inversor Deye híbrido 8K (na verdade, só pude ligar 20 placas x 385w nele).
Quando o Deye (configurado como Selling First) joga o excedente na rede (em apenas uma fase), o ABB detecta falha na rede (como se tivesse caído) e desliga.
Fiz um teste, deixando o Deye no Selling First, mas exportando 0Kw. O ABB não caiu.
Aumentei a exportação do Deye limitada a 2Kw e o ABB não cai. Quando aumento a exportação para valor acima disso, o ABB desliga.
Alguém sabe como posso resolver esse problema é exportar todo o excedente do Deye? Do jeito que está, estou deixando de exportar muita energia, que era um dos meus objetivos iniciais com a aquisição do novo sistema, cuja instalação acabou ontem, 29/4/2022.
Obrigado
Anexos:
Última Edição: 1 ano 10 meses atrás por Marcelo Meireles de Sousa.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 10 meses atrás #3061 por Lucas Fonseca de Souza
Boa noite, Marcelo!

Como você disse, o inversor ABB "entra em falha" quando há injeção de potência do Inversor Deye.

Os inversores cessam o paralelismo quando identificam falha na rede, não só quando há falta, mas também quando há desequilíbrio, dentro do que foi determinado no setpoint de limite das grandezas como: Tensão, corrente, frequência, dentre outras, a depender dos parâmetros disponíveis no inversor.

No seu caso, como há a falha quando o Deye injeta, acredito que possa ser os limites de tensão configurados no setpoint do inversor ABB.

Para que seja garantido que a potência gerada no inversor seja direcionada para a carga ou para a rede, a tensão de saída de qualquer inversor é superior a leitura de tensão da rede. (fazendo uma analogia com a hidráulica, é como se a pressão do inversor fosse maior do que da rede, para garantir que ele injete e não receba água).

Pelo exposto, sugiro que verifique o setpoint de tensão do ABB ou até mesmo a tensão de saída do Deye, que também pode estar num nível superior ao que é tolerado.

Os níveis toleráveis são determinados pelo módulo 8 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica), que são em geral, -8% ou +5% da tensão nominal.

Para tensões de fornecimento de 220 F-N, a concessionária pode fornecer tensões entre 201 -233V, para fornecimento em 127, ela pode fornecer entre 116-133V, e estes são os limites máximos de configuração para o funcionamento do seu inversor. A tensão gerada pelo Deye deve estar compreendida dentro deste intervalo.

Verifique se os parâmetros dos invesores estão corretos e compartilhe conosco o resultado.

Espero ter ajudado!


Links:

*PRODIST - Módulo 8: antigo.aneel.gov.br/modulo-8

*Vídeo do Mundo da Elétrica falando de forma mais objetiva sobre os limites de tensão:
The following user(s) said Thank You: Marcelo Meireles de Sousa

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 10 meses atrás #3062 por Lucas Fonseca de Souza
Boa noite, Marcelo!

Como você disse, o inversor ABB "entra em falha" quando há injeção de potência do Inversor Deye.

Os inversores cessam o paralelismo quando identificam falha na rede, não só quando há falta, mas também quando há desequilíbrio, dentro do que foi determinado no setpoint de limite das grandezas como: Tensão, corrente, frequência, dentre outras, a depender dos parâmetros disponíveis no inversor.

No seu caso, como há a falha quando o Deye injeta, acredito que possa ser os limites de tensão configurados no setpoint do inversor ABB.

Para que seja garantido que a potência gerada no inversor seja direcionada para a carga ou para a rede, a tensão de saída de qualquer inversor é superior a leitura de tensão da rede. (fazendo uma analogia com a hidráulica, é como se a pressão do inversor fosse maior do que da rede, para garantir que ele injete e não receba água).

Pelo exposto, sugiro que verifique o setpoint de tensão do ABB ou até mesmo a tensão de saída do Deye, que também pode estar num nível superior ao que é tolerado.

Os níveis toleráveis são determinados pelo módulo 8 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica), que são em geral, -8% ou +5% da tensão nominal.

Para tensões de fornecimento de 220 F-N, a concessionária pode fornecer tensões entre 201 -233V, para fornecimento em 127, ela pode fornecer entre 116-133V, e estes são os limites máximos de configuração para o funcionamento do seu inversor. A tensão gerada pelo Deye deve estar compreendida dentro deste intervalo.

Verifique se os parâmetros dos invesores estão corretos e compartilhe conosco o resultado.

Espero ter ajudado!


Links:

*PRODIST - Módulo 8: antigo.aneel.gov.br/modulo-8

*Vídeo do Mundo da Elétrica falando de forma mais objetiva sobre os limites de tensão:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Marcelo Meireles de Sousa
  • Avatar de Marcelo Meireles de Sousa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
1 ano 10 meses atrás #3063 por Marcelo Meireles de Sousa
Bom dia! Obrigado pelas informações. Após eu ter enviado essa mensagem para o forum, eu entrei em contato com o suporte da Deye, que falou basicamente a mesma coisa, que o parâmetro de tensão do ABB deveria ser alterado. Ontem, dia 23/5, após não ter obtido resposta no chamado aberto no site da Fimer (ABB), liguei no suporte dela diretamente. O diagnóstico e a solução foram os mesmos, sendo que o suporte me passou todo o procedimento para fazer a alteração. Hoje, vai ser o primeiro dia de geração com o novo parâmetro definido no ABB. Vou ver se vai resolver o problema, mas creio que será.
Nota: a empresa que instalou meu sistema não soube ou não quis resolver o meu problema.

Obrigado mais uma vez.

Marcelo Meireles
Brasília/DF

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos
Powered by Fórum Kunena