× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

MPP - Ponto de máxima potência

Mais
5 anos 1 semana atrás #2615 por Rodrigo Ribeiro Mendes
Gabriel, qual a diferença (além da proteção UV) do cabo comum pro cabo solar? Em área protegida do sol, posso utilizar o cabo comum para ligar as strings ao inversor?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Marcelo Malessa Dorneles
  • Avatar de Marcelo Malessa Dorneles
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 8 meses atrás #2704 por Marcelo Malessa Dorneles
Olá
Eu gostaria de saber se a corrente máxima do Inversor seria o somatório das correntes das Mppts (caso tenha mais de uma), se seria o valor da MPPT com maior corrente, ou seria um valor diferente destes nos datasheets dos inversores.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 11 meses atrás #2811 por Kelson da Silva Soares
Uma duvida amigos, quem poder me ajudar agradeço.

Faz dias que venho batendo cabeça com meu inversor ONGRID, chegar o máximo de eficiência do meu inversor.

Informações técnicas:
Inversor
Modelo: Sununo Plus 5K-M
Max. DC Power [W]: 6050
Max. DC Voltage [V]: 600
MPPT Voltage range [V]: 90-550
Nominal DC Voltage [V]: 360
Start Voltage [V] 100
Min. DC Voltage [V] 80
Max. DC Input Current [A]: 11/11
Number of DC Connection Sets per MPPT: 1/1
Number of MPPT: 2

Placa Solar
Potência (em Voltes): 240W.
Voltagem em circuito aberto (Voc): 38V.

Quantidade de Placas 40 (quero ligar o máximo de placa possível sem danificar o inversor).


Minha duvida, como aumentar a eficiência do inversor? Ligo quantas placas por MPPT? Ligo todas em Serie ou serie/paralelo?

Aguardo a ajuda de vocês amigos

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 11 meses atrás #2812 por Raphael Pintao
Kelson,
Em geral quanto maior a tensão de entrada maior a eficiência do MPPT do inversor solar, desde que você respeite a tensão máxima, é claro.
No entando cada inversor fotovoltaico tem suas próprias características e você deve checar ou consultar o fabricante se isso for um ponto importante no seu projeto. Via de regra eles fornecem uma faixa de eficiência por tensão e hhaverá uma faixa onde a eficência é máxima.
Pela minha experiência, esse não é um fator decisivo para a eficiência, você deveria garantir que fique dentro da faixa do MPPT e cuidar dos demais fatores

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos
Powered by Fórum Kunena