× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

String Box Combiner, como isso é possível?

  • Hiury Silva Gomes
  • Avatar de Hiury Silva Gomes Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 2 meses atrás #2269 por Hiury Silva Gomes
Você não tem permissões para acessar esta página!


Pessoal, tenho uma duvida quanto ao funcionamento das String Box Combiners. Até onde eu sabia, fontes CC de condições de tensão e correntes diferentes não podem ser ligadas em paralelo. O que acontece nas String Boxs Combiners é que os pares (positivo e negativo) CC de cada string são ligados em paralelo na chave seccionadora depois de passarem pelos fusíveis. Em seguida, uma dupla de cabos CCs é encaminhada para o inversor.

Duvidas:
1. Já que as strings estarão em paralelo, qual será a tensão sob os polos na entrada do inversor?
2. Quais são as vantagens de se usar uma String Box Combiner?

Agradeço desde já pela atenção pessoal.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 5 meses atrás #2470 por Luis Filho
boa tarde Hiury,
bom, estava acompanhando o fórum e vi seu questionamento,
acho que posso responder (me corrijam se estiver errado ok?)
ocorre que para dividir o sistema solar (limites de tensão, corrente, potência dos inversores) são originadas as strings,
a string box é utilizada para compactar as strings dos painéis e chegar em quantidades compatíveis com os inversores, o correto é dividir as strings por igual (quantidade de painéis por igual em cada string)
exemplo: o sistema possui 4 strings com 8 painéis cada, será utilizado um inversor com 2 MPPT, é possível utilizar 2 string box 2x1 ou seja entra 2 strings e sai 1 para entrada MPPT, essa que vai para entrada MPPT é a "junção" das 2 strings dos painéis (tensão se mantém e a corrente e somada de cada string).

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 5 meses atrás #2471 por Gabriel Araújo
Hiury, Luis, boa tarde!

Hiury, o apontamento do Luis está correto. Todas as strings que ficarão ligadas no mesmo MPPT deverão ter o mesmo número de painéis, e painéis do mesmo modelo. Desta forma, todas terão a mesma tensão e a mesma corrente. Isso é necessário não só pela segurança e eficiência da ligação, mas também porque cada MPPT do inversor não tem a capacidade de otimizar strings de tamanhos diferentes simultaneamente. O MPPT precisa enxergar todas as strings que nele estão ligadas como um elemento único, e por isso todas precisam ser idênticas.

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.112 segundos
Powered by Fórum Kunena