× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Dúvidas sobre leitura medidor bidirecional trifásico com inversor monofásico

  • RODRIGO
  • Avatar de RODRIGO Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 2 meses atrás #2288 por RODRIGO
Bom dia.
Acabo de instalar um sistema fotovoltaico em minha residência.
Na data de ontem foi feita a troca do medidor.
Meu padrão é trifásico e meu inversor é um Fronius Primo 6.0 (mono)
O dia ontem foi de muita chuva portanto a geração foi bem baixa, olhando o aplicativo web solar verifiquei uma produção de 4kw, porém ao verificar o medidor pude observar que no código 55 só foi computado 1kw.
O que ocorreu? Uma diferença de 75 por cento, é preocupante! O que devo fazer? Tem algo errado nessa ligação?
Realmente fique surpreso com tamanha diferença.
Agradeço antecipadamente pela ajuda e paciência.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 2 meses atrás #2294 por Bruno Palos
Olá Rodrigo,

Pode não ter nada de errado com a leitura do seu medidor, no entanto uma coisa que me chamou atenção foi o código que você verificou, o 55. Geralmente, para acompanhar a energia injetada na rede utiliza-se o código 103.

O que ocorre ai é chamado de auto-consumo, ou seja, parte da energia gerada pelo sistema fotovoltaico foi consumido localmente na sua instalação, assim, o registrado no medidor corresponde a energia que "sobrou" e foi injetada na rede da concessionária.

No inversor você consegue obter dados da quantidade de energia gerada pelo sistema fotovoltaico, enquanto que no medidor você tem a quantidade de energia que foi injetada na rede. É normal que estes valores sejam diferentes, pois parte da sua produção de energia é consumida diretamente em sua residência.

De toda forma, o seu benefício é integral, uma vez que deixou de pagar pela energia consumida sem passar pelo relógio.

Se estiver ainda em dúvida, sugiro comparar o consumo histórico com a situação atual.
Você deveria esperar o seguinte: (Consumo na Conta de luz - Geração na Conta de luz) = (Consumo histórico - Geração no Inversor)

Espero ter ajudado.
Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 8 meses atrás #2394 por Tiago
Bruno,

Tenho uma dúvida parecida. Acabei de instalar o sistema fotovoltaico em minha residência. A concessionária de energia substituiu meu medidor por um bidirecional trifásico da elster, modelo A1055.
Gostaria de uma ajuda sua para decifrar a leitura do mesmo, haja vista que há muitas telas que alternam. Gostaria de acompanhar o meu uso e os créditos, pois gero hoje mais que minha necessidade.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.054 segundos
Powered by Fórum Kunena