× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Conexão de inversor em rede bifásica

  • André Ricardo Rossi
  • Avatar de André Ricardo Rossi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 8 meses atrás #2378 por André Ricardo Rossi
Estou projetando um sistema residencial, onde a estrutura elétrica é atendida por duas fases de 127 V, resultando em um sistema "bifásico" de 220V. Os equipamentos que encontro com meu fornecedor são inversores de 220V Monofásicos, 220V Trifásicos ou ainda 380V Trifásicos.
Qual a melhor solução para o meu caso em específico?
A utilização de um inversor monofásico de 220V onde utiliza-se o neutro como uma das fases ou um inversor trifásico de 220V onde uma das fases ficaria inutilizada?

Desde já, agradeço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 8 meses atrás #2379 por Gabriel Araújo
Boa noite André,

Obrigado pela sua dúvida!

Você pode usar um inversor Monofásico 220V, e conectá-lo fase-fase (220V) na sua instalação. Ele funcionará normalmente, pois reconhecerá uma tensão de 220V.

Observação importante: inversores fotovoltaicos trifásicos não podem ser ligados em redes monofásicas ou bifásicas. Eles precisam das três fases para sincronizar corretamente e começar a operar. Se faltar uma das fases, ele não vai sincronizar, indicará que há uma falha na rede AC.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • André Ricardo Rossi
  • Avatar de André Ricardo Rossi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 8 meses atrás #2382 por André Ricardo Rossi
Boa noite Gabriel.

Obrigado pelo esclarecimento.

Em meus estudos, me deparo muito com esse "reconhecimento" que o inversor faz de forma automática.
Esse fator se dá através dos cabos que ligam o equipamento a rede elétrica, na "saída" do inversor?
Não é necessário alimentar o inversor com uma fonte externa para que ele faça esse reconhecimento correto?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 8 meses atrás #2383 por Gabriel Araújo
Bom dia André,

Sim, o reconhecimento é feito ao se conectar os cabos à rede, sem necessidade de fonte externa.

Porém, eu sugiro consultar o fabricante, ou a empresa que te vendeu, para ter certeza se o modelo que você adquiriu trabalha desta forma. Os inversores que trabalhamos (Fronius, WEG, SMA, ABB, etc) fazem esse reconhecimento, porém não podemos garantir que todos os inversores disponíveis no mercado fazem. Siga sempre a orientação do fabricante ou da empresa que realizou a venda.

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • André Ricardo Rossi
  • Avatar de André Ricardo Rossi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 8 meses atrás #2384 por André Ricardo Rossi
Bom dia Gabriel.

Ótimo, o inversor do projeto é Fronius mesmo.

Agradeço imensamente pelos esclarecimentos.

Atenciosamente,
André Ricardo Rossi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.048 segundos
Powered by Fórum Kunena