Quantas placas são necessárias para o meu sistema?

  • Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Avatar de Pedro Aureliano Tostes Pintao Autor do Tópico
  • Offline
  • Moderador
  • Moderador
Mais
10 anos 11 meses atrás #100 por Pedro Aureliano Tostes Pintao
Muitas pessoas questionam qual a quantidade de placas que precisam para sua aplicação, seja ela um sistema de telecomunicações, iluminação, residência, etc.

É possível fazer uma estimativa rápida para verificar a viabilidade de utilização de energia solar em uma determinada localidade.

Basta seguir os passos abaixo:

1) A primeira coisa a saber é qual a energia consumida das baterias em Ah/dia (Amperes-hora por dia).
Para isto, basta listar os equipamentos elétricos utilizados, determinando sua potência e o regime de uso diário de cada equipamento.
Por exemplo: 1 lâmpada de 15W e 12V ligada por 3h consume 15W/12V = 1,25A x 3h = 3,75Ah/dia
Se a mesma lâmpada for 110V ou 220V, devemos acrescentar 10% de consumo devido as perdas no inversor

Para geladeiras, podemos calcular observando o consumo mensal da geladeira (disponível no selo Procel da geladeira ou ainda nas tabelas de eficiência energética disponibilizadas pelo INMETRO).
Uma geladeira que consome 20kWh/mês, por exemplo, consome em média 670Wh/dia ou dividindo-se por 12V (tensão da bateria), chagamos ao consumo de aproximadamente 56Ah/dia para esta geladeira.

Devemos fazer o mesmo calculo de consumo para todos os equipamentos e obter a soma de consumo final que os equipamentos irão "puxar" da bateria todos os dias.

Este consumo deverá ser suprido pela produção dos paineis fotovoltaicos

2) Basta então verificar a capacidade de produção do painel fotovoltaico a ser utilizado para determinar a quantidade de painéis necessários.

Por exemplo, o painel Jetion JT140 possui uma corrente de máxima potência (Im) = 7,65A.
Utilizando uma radiação média de 5h de sol pleno por dia (média brasileira), descobrimos que este painel abastece as baterias com cerca de 38Ah/dia

3)A quantidade de painéis aproximada é determinada dividindo-se o consumo total pela capacidade dos painéis.
Se o consumo diário total das baterias foi calculado em 70Ah/dia e o painel produz 38Ah/dia, serão necessários 70 / 38 = 1,84 ou aredondando-se 2 paineis de 140Wp

Existem diversas outras variáveis não mencionadas que levamos em consideração para o calculo dos painéis. No entanto, a regra acima ajuda a estimar rapidamente se o sistema é viável.

Cada painel de 140Wp possui 1m2 de área e tem 12Kg de peso. No caso acima, já poderíamos saber se existe área e disponibilidade para a instalação de 2 painéis.
The following user(s) said Thank You: Wellington Matias dos Santos, JOSE JOB BORGES MUNDIM, Milton Bezerra, Cristiano

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.132 segundos
Powered by Fórum Kunena