Dimensionamento de Banco de Baterias e de Controlador de Carga

  • Lúcio Carlos Resende
  • Avatar de Lúcio Carlos Resende Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 2 meses atrás - 5 anos 2 meses atrás #2574 por Lúcio Carlos Resende
Tenho uma situação seguinte: 8 paineis (sendo que a ligação feita da seguinte forma - 2 paineis ligados em série * 4 ligados em paralelo). A tensão de circuito aberto do painel é de 21,8 V e corrente de circuito aberto de 8,41 A. Como devo dimensionar a voltagem do banco de baterias a fim de compatibilizá-la com a voltagem que sai dos paineis? Seria recomendável um banco de baterias de 12 V ou de 24 V (2 baterias de 12 V em série)? Como relacionar a voltagem que sai do painel com a que devo dimensionar o banco de baterias? Nesse caso a tensão que sai do conjunto de paineis é de 21,8 V * 2 = 43,6 V ou devo considerar apenas 21,8 V para compatibilizar com o dimensionamento da voltagem do banco de baterias? E outra dúvida! Para o dimensionamento do controlador de carga, aprendi que para controladores que não utilizam o sistema MPPT, o calculo da tensão de operação da mesma deve ser a mesma do banco de baterias e que para sistemas que utilizem o MPPT, a referência é a tensão (não sei se a de máxima potencia ou se é a de curto circuito aberto) fornecida pelo painel? Isso é verdade? Se sim, nesse caso a referência seria com base em um unico painel (21,8 V) ou com base nos dois paineis em série (43,6 V)? Obrigado!
Última Edição: 5 anos 2 meses atrás por Lúcio Carlos Resende.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás #2575 por Gabriel Araújo
Bom dia Lúcio,

Para compatibilizar a tensão dos painéis com as baterias num sistema off-grid, use o seguinte raciocínio: a tensão de máxima potência (Vmp) dos painéis precisa ser pelo menos 50% superior à tensão das baterias. Então, para um sistema 12V, os painéis precisam ter pelo menos 18V. Para um sistema 24V, os painéis precisam ter pelo menos 36V. E assim por diante.

Esse painel que você citou deve ter uma Vmp de cerca de 19V. Portanto, ele pode alimentar um sistema de 12V. Se quiser usar as baterias em 24V, terá que colocar 2 painéis em série (Vmp de ~38V). Verifique os limites de tensão e corrente do controlador de carga que está usando, para garantir que a tensão e corrente dos painéis não ultrapassem esses limites.

E lembre-se também que o controlador de carga vai rebaixar a tensão dos painéis para adequar ao banco de baterias. No controlador PWM, esse rebaixamento de tensão se configura uma perda de potência do sistema. No MPPT, ele aumenta a corrente para compensar, mantendo o ponto de máxima potência dos painéis solares.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.128 segundos
Powered by Fórum Kunena