Dimensionamento sistema

  • Kowalski
  • Avatar de Kowalski Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 9 meses atrás - 3 anos 9 meses atrás #2837 por Kowalski
Bom dia

Tenho em meu veleiro a seguinte configuração:

Banco com 4 baterias de 115Ah (sendo 3 estacionárias), 2 placas de 150w e 1 controlador MPPT de 20A.

Com insolação plena, consigo ler uma geração de 16 amperes no monitor de controlador.

Seguem algumas dúvidas:

1 - Aparentemente, o controlador está levemente subdimensionado certo? Esse subdimensionamento poderia acarretar algum tipo dano as baterias? Perda de eficiência talvez?



2 - Meu consumo médio é de aproximadamente 7 ah. Em sua opinião o sistema está bem dimensionado ou demandaria alguma adequação?

3 - O melhor arranjo, seria fazendo a ligação das placas em série ou em paralelo?
Última Edição: 3 anos 9 meses atrás por Kowalski.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 9 meses atrás #2839 por Raphael Pintao
oi Kowalski,

1- Se for um controlador bom, não deve prejudicar a bateria, mas apenas limitar a saída nos 20A.
Idealmente deveria ficar abaixo do limite, mas um overpanelling de até uns 20% não costuma ser problema
certamente se limitar a corrente de saída, vai perder essa energia e derrubar um pouco a eficiência, mas pode não ser um problema

2- Entendi que a sua carga é de 7A, certo? então resta saber quantas horas por dia ela consome esses 7A
Ex: 7A x 10h = 70Ah de consumo (e não 7Ah)
Eu recomendo que faça toda conta em Wh, pra não se confundir.
se for 7A em 12V = 84W
portanto 84W x 10h seriam 840Wh

Cada painel de 150, dependendo das condições de instalação, local, sombras, etc, poderia produzir até uns 450Wh por dia. Então 2 painéis seriam 900Wh nesse caso.
Como 900 > 840, então estaria ok.

Porém... no seu caso imagino que os painéis não estarão em condições ideais e talvez até esteja sujeitos a sombras (do mastro e outros

Além da propria limitação eventual do controlador (acho que não é grave nesse caso)

Espero ter ajudado na lógica.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Kowalski
  • Avatar de Kowalski Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 9 meses atrás #2841 por Kowalski
Raphael, boa tarde


1- Quanto ao controlador é um EPEVER Tracer, que até onde sei, tem qualidade satisfatória.

2 - Agradeço a correção! Isso mesmo, carga de 7A sendo que quando estamos a bordo acaba gerando 24 horas (geladeira e mais alguns itens). Ou seja - 168Ah de consumo ou 2016Wh.

É isso né?

Como tenho limitação de espaço, não poderia incluir novos painéis, portanto terei sempre esse grande déficit que acabo suprindo com o alternador da embarcação.

Muito obrigado pelos esclarecimentos!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 9 meses atrás #2842 por Raphael Pintao
Kowalski,

1- Sim, EPEVER é a melhor marca de controlador de carga hoje no Brasil. Não deve ter problemas com a sobra de painéis.

2- Realmente parece pouco painel, mas agora sabendo que tem também o alternador pode funcionar. Em embarcações o solar costuma ser importante para manter as baterias quando fica parado, para não estragá-las.
A limitação de espaço é sempre grande e é difíci fugir das sombras também (com imapcto maior do que se imagina)
A geladeira consome apenas por 8h (pq funciona cerca de 1h para cada 2h desligado o motor). Provavelmente é seu maior consumo e então deve ser menos que os 168Ah, mas ainda assim imagino que mais que o suportado pelos painéis solares
The following user(s) said Thank You: Kowalski

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Kowalski
  • Avatar de Kowalski Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 9 meses atrás #2843 por Kowalski
Muito bom!!! Realmente não considerei o tempo em que o compressor da geladeira desliga!

Brigadão pelas infos!!!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.140 segundos
Powered by Fórum Kunena