serie ou paralelo, 24 ou 12v

  • ademir
  • Avatar de ademir Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 9 meses atrás #2860 por ademir
tenho 2 placas de 335w. 2 baterias freedom de 115ha. controlador eperver 30ha. para essa configuração e melhor eu usar as placas em serie ou paralelo?. e as baterias em 24 ou 12v?
ainda não tenho inversor.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 9 meses atrás #2861 por Raphael Pintao
Ademir, td bem?
Eu diria que nesse caso é indiferente. Em 24 seria melhor pensando em perdas e bitola de cabo.
no fundo vc deveria escolher seu inversor primeiro, pois ele tem que ser compatível.
Alguns pontos de atenção:
- confira a máxima tensão do seu controlador, eventulamente ela pode ser o limitante para fazer em série.
- Me parece que vc tem pouca bateria. Eu pensaria em pelo menos 2x 220Ah, a menos que esteja colocando painel de sobra por algum motivo. Usar pouca bateria reduz a vida útil além de diminuir a autonomia.

abs
The following user(s) said Thank You: ademir

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ademir
  • Avatar de ademir Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 9 meses atrás #2862 por ademir
com esse controlador e melhor em sere ou paralelo? quantas placas 335w posso ligar nesse controlador ?
pois quero comprar mais 1 placa de 335 e gostaria de saber até quantas esse controlador suporta
modelo do controlador Triron3210n
Tecnologia: MPPT
Tensão nominal do sistema: 12/24Vdc automático
Corrente de carga: 30A
Corrente de descarga: 30A
Faixa de tensão da bateria: 8 ~ 32V
Máxima tensão do arranjo fotovoltaico: 100Vdc
Taxa de tensão MPP: Vbat+2V ~72V
Máxima potência de entrada: 1170W/12V e 2340W/24V

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ademir
  • Avatar de ademir Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 9 meses atrás #2863 por ademir
futuramente quero deixar com 4 placas de 335 dai vem a pergunta se o controlador vai aguentar serie ou paralelo da forme que fica melhor para o controlador. as baterias realemnte tenho poucas pretendo comprar mais 2. com 4 baterias e 2 placas de 335, vão conseguir carregar as aterias de uma forma boa ou vai demorar muito ?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 9 meses atrás #2864 por Raphael Pintao
Ademir,
com relação ao controlador, procure respeitar aquela potencia máxima que citou. Até dá pra passar um pouco dela (uns 10 ou 20%) com um controlador de boa qualidade (como é o Triron e os da EPever), apenas haverá uma limitação da carga em dias de muita geração. Mas se não quiser errar, procure ficar dentro da potencia máxima recomendada.
Se faltar controlador, você pode usar 2, por exemplo.

Quanto as baterias, o tempo de recarga não é uma preocupação. Mesmo que demore pra carregar, isso significa que também demora pra descarregar. Teoricamente você pode por 10 ou 20 baterias nesse seu sistema, sem grandes problemas.
A preocupação é o balanceamento energético.
Na média, você precisa produzir energia acima do consumo diário (independente das baterias)
e nas baterias, você deveria ter pelo menos 3 dias de autonomia, terminando ainda com uns 20 ou 30% da capacidade. Se sair muito disso os ciclos ficam profundos e a vida útil despenca.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ademir
  • Avatar de ademir Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 9 meses atrás #2865 por ademir
muito obrigado pela ajuda, comprei minhas placas na neosolar e estou indicando para meus amigos tbm.

minha ultima pergunta e, com esse controlador descrito acima posso ligar 4 placas de 335?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.182 segundos
Powered by Fórum Kunena