Problema: Bateria 12v 7Ah não está carregando com um painel solar de 10W.

  • Ueslei
  • Avatar de Ueslei Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 6 meses atrás - 3 anos 6 meses atrás #2888 por Ueslei
Olá pessoal!
Eu estou buscando construir uma estação meteorológica caseira para ser alimentada a partir de energia solar. Eu comprei um Painel Fotovoltaico Sinosola SA10-36P (10W, 36 células de silício e eficiência de 11%), um controlador de carga LandStar LS1024E (10A 12/24v PWM) e um bateria selada estacionária Unipower UP1270SEG (12V 7Ah).

Fiz corretamente todos os acoplamentos entre o Painel/Bateria/Estação ao controlador e ele funcionou perfeitamente por alguns dias. Porém percebi que a voltagem está caindo e hoje o controlador desligou a estação porque a bateria atingiu LVD.

Eu comecei a monitorar o carregamento da bateria pelo painel solar e percebi que ele não está carregando a bateria, apesar do controlador de carga indicar que ele está. Eu desacoplei a estação ao controlador e deixei apenas a bateria e o painel acoplados para que ele seja recarregado, porém ele está com a mesma voltagem (~11.78V) a uma semana. Ao desacoplar o painel ao controlador, verifico que durante o dia ele produz ~18W, mais do que suficiente para carregar a bateria.

O que está acontecendo? A bateria não é adequada para o projeto?

Muito obrigado desde já!
Última Edição: 3 anos 6 meses atrás por Ueslei.
The following user(s) said Thank You: Rafa

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 5 meses atrás #2897 por Laura Costa
Olá, gostaria de começar a colocar painéis solares na minha casa. O que você recomenda, considerando que moro no quarto andar de um prédio em São Paulo. Quero algo simples para começar e se adaptar a essa tecnologia.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 3 meses atrás #2921 por sherman curto tomich
Companheiro, joia, conseguiu resolver o seu problema, porque o seguinte, voce tem um painel que consegue entregar cerca de 0,5a em pico, sua sua bateria teria que receber 14horas de carga ininterrupta até esta totalmente carregada, levando em consideração que não fosse descarregada. Acredito que precise de um dimensionamento melhor.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.389 segundos
Powered by Fórum Kunena