Ligação de controladores de carga em paralelo.

  • mateus andrade ferreira
  • Avatar de mateus andrade ferreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 5 meses atrás #2901 por mateus andrade ferreira
Boa tarde amigos, sou professor de cursos técnicos na área de eletricidade e esse ano estou lecionando energia solar fotovoltaica.
Tive uma dúvida quanto a ligação em paralelo de controladores de carga em sistemas off-grid, e os livros que estou utilizando não trazem muitos detalhes práticos.

Vou considerar somente a ligação con controladores iguais para facilitar a explicação.
Eu entendi que controladores de carga podem ser ligados ao mesmo banco de baterias, desde que observadas as tensões e correntes do sistema.
Mas descobri que não posso ligar um mesmo conjunto de módulos fotovoltaicos em dois controladores ao mesmo tempo, inclusive isso está escrito no manual de um controlador da EPEVER que utilizo nas aulas.
Além disso, no manual não deixa claro se dois controladores operando em paralelo podem ter as saídas CC ligadas (em paralelo) em um mesmo conjunto de cargas.

Vocês poderiam me esclarecer esses dois últimos pontos sobre a necessidade de cada controlador possuir seu conjunto gerador individual e se eu posso ligar as saídas de dois controladores em parelo.

Muito obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 5 meses atrás - 3 anos 5 meses atrás #2902 por Raphael Pintao
Boa tarde Mateus,

O uso de controladores de carga em paralelo em sistemas fotovoltaicos é um tema sempre presente na energia solar.
Me parece que você já entendeu os principais pontos, ou tem um direcional, então vou destacar alguns pontos:

1) Correto. Você pode ligar 2 ou mais controladores de carga em paralelo em um banco único (ver link abaixo com dicas de como fazer)

2) Correto. Você NÂO pode ligar um mesmo conjunto de painéis em 2 controladores ao mesmo tempo
O motivo principal é que não temos como garantir que a energia vai ser derivada de forma equilibrada entre os 2 controladores. Ou Seja, poderia ir para apenas 1 deles e passar do limite do controlador, seja na entrada como na saida.

3) Resolvendo a dúvida. Você NÃO pode unir as saidas CC de 2 controladores para atender uma carga única
O motivo é parecido com o item 2), ou seja, não temos como garantir o balanceamento da energia vinda dos 2 controladores, portanto se por um instante ela viesse em maior parte de um ou de outro, poderia ultrapassar o limite e danificar o controlador.
Além disso, na hipótese de um deles desligar a saída CC por baixa tensão, naquele instante também sobrecarregaria o 2o controlador de carga.

Resumindo: O ponto central são as baterias, que devem, sempre que possível, ser um banco único. Nas baterias você pode ligar mais de um fornecimento de energia (seja solar ou não, nesse caso 2 controladores) e também pode ligar mais de uma carga (seja CC ou AC através de um inversor). Porém você nunca unifique o fornecimento ou o consumo da energia, a menos que use aparelhos preparados para isso e que se comuniquem entre sí. Existem controladores que permitem isso, assim como existem inversores que também permitem esse paralelismo na saida

Abaixo um outro post que comento mais detalhes sobre a ligação de controladores em paralelo no sistema solar fotovoltaico:

www.neosolar.com.br/forum/component/kune...s-em-s%C3%A9rie#2834
Última Edição: 3 anos 5 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • mateus andrade ferreira
  • Avatar de mateus andrade ferreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 5 meses atrás #2903 por mateus andrade ferreira
Boa noite, muito obrigado pela resposta, realmente já tenho uma quantidade considerável de conhecimento nesse assunto, mas em questões mais práticas eu fico com um pouco de receio porque sinto que falta bibliografias mais detalhadas e os próprios fabricantes de equipamentos muitas vezes não são tão claros nos manuais.
De qualquer forma, sua resposta foi muito satisfatória, eu estava pensando nessa linha mesmo.
mais uma vez agradeço sua ajuda,
Abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.128 segundos
Powered by Fórum Kunena