Ligação de controladores de carga em paralelo.

  • mateus andrade ferreira
  • Avatar de mateus andrade ferreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 5 meses atrás #2901 por mateus andrade ferreira
Boa tarde amigos, sou professor de cursos técnicos na área de eletricidade e esse ano estou lecionando energia solar fotovoltaica.
Tive uma dúvida quanto a ligação em paralelo de controladores de carga em sistemas off-grid, e os livros que estou utilizando não trazem muitos detalhes práticos.

Vou considerar somente a ligação con controladores iguais para facilitar a explicação.
Eu entendi que controladores de carga podem ser ligados ao mesmo banco de baterias, desde que observadas as tensões e correntes do sistema.
Mas descobri que não posso ligar um mesmo conjunto de módulos fotovoltaicos em dois controladores ao mesmo tempo, inclusive isso está escrito no manual de um controlador da EPEVER que utilizo nas aulas.
Além disso, no manual não deixa claro se dois controladores operando em paralelo podem ter as saídas CC ligadas (em paralelo) em um mesmo conjunto de cargas.

Vocês poderiam me esclarecer esses dois últimos pontos sobre a necessidade de cada controlador possuir seu conjunto gerador individual e se eu posso ligar as saídas de dois controladores em parelo.

Muito obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 5 meses atrás - 3 anos 5 meses atrás #2902 por Raphael Pintao
Boa tarde Mateus,

O uso de controladores de carga em paralelo em sistemas fotovoltaicos é um tema sempre presente na energia solar.
Me parece que você já entendeu os principais pontos, ou tem um direcional, então vou destacar alguns pontos:

1) Correto. Você pode ligar 2 ou mais controladores de carga em paralelo em um banco único (ver link abaixo com dicas de como fazer)

2) Correto. Você NÂO pode ligar um mesmo conjunto de painéis em 2 controladores ao mesmo tempo